quarta-feira, 30 de julho de 2014

É PECADO LER? VENDER LIVRO É CRIME?

CRIME COMETE QUEM INTERDITA O ACESSO AO LIVRO, AO CONHECIMENTO E NÃO QUER FORMAR LEITOR COM ESPÍRITO CRÍTICO PARA MUDAR A SOCIEDADE, PRA MELHOR, AJUDANDO A DIMINUIR A DESIGUALDADE, AUMENTANDO A JUSTIÇA SOCIAL E TENDO POVO MAIS EDUCADO, MAIS CULTO, MAIS CONSCIENTE POLITICAMENTE,MAIS ALEGRE, MAIS FELIZ PORQUE MENOS VIOLENTO.

DEU NO JORNAL (leia o recorte de jornal e veja a foto, abaixo) 

Salomão Larêdo, escritor e jornalista 

Numa cidade, num estado onde precisamos de mais bibliotecas e que funcionem 24 horas com bibliotecárias atendendo; de mais espaços de leituras, mais livros e muita, muita leitura e leitura, o crime está em quem impede o acesso democrático ao livro. 


Essa interdição, perseguição às possibilidades de conhecimento, à leitura, ao livro, é a luta cotidiana que travamos para formar leitor crítico, sempre. Minha solidariedade aos livreiros, à turma do “Sebo” que expõe livros à mãocheia nas calçadas de Belém e se expõe ao fisco que confisca o conhecimento. 


Organize-se a cidade, o espaço urbano, amplie-se o número de bibliotecas e de livrarias e tudo se resolve sem violência. (Texto e foto: Salomão Larêdo

quarta-feira, 23 de julho de 2014

A SITUAÇÃO DE SAÚDE DO TIO DAVID, O PADRE DAVID LARÊDO – CÔNEGO DAVID GONZAGA LARÊDO: QUADRO ESTÁVEL, MAS, GRAVE.

Salomão Larêdo, escritor e jornalista

Cônego David Gonzaga Larêdo

Sobre o tio David, padre David – Cônego David Gonzaga Larêdo. Continua na UTI do Hospital da Beneficente Portuguesa, em Belém. No horário de visita ao vê-lo, através do monólogo, repassei-lhe as informações gerais da vida, contei-lhe das minhas atividades docentes pelo interior, dei as lembranças de todos que perguntam por ele , falei dos planos e projetos e sei que ouviu pois respondia com o movimento das pálpebras, mas dormindo estava, dormindo permanece. Rezei, falei do amor de todos nós por ele e de que confiamos nos planos de Deus pra ele e do acompanhamento permanente e vigilante da nossa amada padroeira, a Virgem do Carmo/Nazaré/Conceição. Joguei um beijo e saí para ouvir o boletim médico do intensivista : “um quadro estável, mas continua sempre grave” a situação de saúde do tio David, o padre David – Cônego David Gonzaga Larêdo. Pedimos orações. 

CRIME CULTURAL EM TUCURUÍ: A BIBLIOTECA MUNICIPAL ESTÁ FECHADA, EM RECESSO!

Salomão Larêdo, escritor e jornalista


Como se fosse possível num país, numa região e em um Estado – Pará - onde se garimpa leitor e é preciso, urgente e de todo jeito formá-lo, incentivá-lo, estimulá-lo, a “ Biblioteca Pública Municipal Bruno de Menezes”, de e em Tucuruí, no mês de julho, comete o crime cultural de entrar em recesso. Ninguém pode ler e nem pesquisar nesse espaço público tão vital e tão importante para o nosso desenvolvimento sócio-educacional e cultural. Passei por lá inúmeras vezes para ver se não era meu equívoco, mas o aviso é taxativo: de 16 de julho, a 03 de agosto de 2014, está fechada a biblioteca e a placa diz “ educação igual para todos”, como? E a prefeitura afirma que está “construindo um novo tempo”. Qual? Sem leitura? 

EM BAIÃO, TAMBÉM

Fato semelhante constatei há dois anos, na biblioteca municipal de Baião, o leitor deste blog se lembra. Isto será uma ação, um hábito que está virando moda na região do Baixo-Tocantins? Ou seja, a biblioteca ficar interditada, vetada, fechada, lacrada a quem quer que seja, quando deveria, especialmente nesse período de recesso escolar, ou de férias, como queiram denominar, aí sim, ter uma programação especial para as crianças, torneio para jovens, incentivo aos adultos, promoção de empréstimos de livros, sorteios. Não, é mais fácil e cômodo fechar, impedir o acesso, interditar a biblioteca, trancafiar os livros. É realmente um crime cultural, uma inação política das mais graves e lamentáveis e vergonhosas que se comete.

Biblioteca de Baião Interditada há dois anos atrás

DELITO CULTURAL
Entristeci-me ao constatar e ao fotografar o fato concreto de ver que na minha região, num lugar onde morei quando criança, comete-se o delito cultural sério e isso me atinge profundamente porque todos sabem que meu trabalho principal é ajudar na formação do leitor, seja como cidadão, ou na condição de escritor, aliás, completamente desconhecido como autor e suas obras. Não creio que em sã consciência, a direção da biblioteca, a secretária de educação e o prefeito de Tucuruí estejam sabendo e aceitem esta situação que merece repúdio de todos que sabem da importância da educação e da cultura que passa pela biblioteca, livro e leitura, como meio de se desenvolver uma comunidade, um povo, um país. Mas nada deve arrefecer nosso ânimo e nosso trabalho. Vamos continuar investindo na formação do leitor, reivindicando livros, bibliotecas e que funcionem 24 horas para que, lá adiante, colhamos os frutos. Vamos em frente em nossa ação política, nessa grande luta em prol da formação do leitor, ainda que sem biblioteca e sem livro


sexta-feira, 18 de julho de 2014

CASAMENTO ENTRE HOMENS NO INTERIOR AMAZÔNICO É O TEMA DO NOVO LIVRO DO ESCRITOR PARAENSE SALOMÃO LARÊDO



TEMA


"É UM TEXTO TOTALMENTE DIFERENTE DE TUDO QUE JÁ ESCREVI"


"...ESCREVO PARA LEITOR, PARA O POVO, SEMPRE VALORIZANDO O QUE É NOSSO"...


PAI E FILHO



Matéria publicada no jornal Diário do Pará, caderno Você, 17/07/2014.





IGREJA DE SÃO BENEDITO, EM CAMETÁ, ESTÁ TODA REFRIGERADA PARA RECEBER OS FIÉIS NA FESTIVIDADE DESTE ANO DO SANTO DE MAIOR DEVOÇÃO POPULAR NO BAIXO-TOCANTINS.

Salomão Larêdo, escritor e jornalista



A famosa festa de são Benedito, que acontece no mês de agosto, em Cametá, santo do devocionário popular de maior apelo na região de Cametá, neste ano passa a contar com o conforto de ter o interior da igreja do santo, no bairro homônimo, todo climatizado. Quem deu a informação a este espaço é o médico Luiz Malcher, que, além de devoto e recebedor de inúmeras graças do santo, coordenou a campanha para a instalação dos aparelhos de refrigeração, que foi patrocinada por diversos amigos do médico, cujo projeto é de seu sobrinho, filho do odontólogo, Tadeu Malcher, já falecido, também, um dos maiores devotos do santo. A Família Malcher, em Cametá, procura, no dia da festa, distribuir imagens do santo aos fiéis, como um ato de agradecimento pelos benefícios que recebem de São Benedito.

segunda-feira, 14 de julho de 2014

HISTÓRIA DE GURUPÁ

salomão Larêdo escritor e jornalista

MARIA DA GRAÇA
"Não entendo nada de estudo
MAS, DE TALA, ENTENDO TUDO !"



Sábado[1], final da tarde, nublado, sem chuva, enseja prosa com cafezinho e chegamos[2] à casa de Maria da Graça que nos recebeu com gentilezas. E eu fui logo dizendo: o dono da cobra é Florêncio[3], mas foi você quem a fez. É isso mesmo? Maria da Graça, modesta e simples, encaminhando à sala de sua casa de madeira disse que sim e quando me preparava para perguntar seu nome e escolaridade, ela parece que advinha e logo responde:




 -Não sei leitura...

Num átimo de segundo, sentado na sala, mezona, olhava aquela mulher simpática, branca, procurando traduzir [4]aquela resposta, ela completa:




- mas sei fazer tudo de tala, cipó, qualquer coisa, até tamanduá-bandeira.
- Qual cipó?

- Cipó titica, arumã membeca. Olhe, de tala, entendo tudo.

- Quem te ensinou?


- Ninguém. Nasci com este dom.

Aí pude entender porque Maria da Graça, de 56 anos, mantinha o rosto de 38 anos demonstrando a felicidade de ser uma artesã que quer fazer sua arte despreocupada com a comercialização. Mas, a vida difícil na casa humilde onde mora com o marido, filhas e netos, precisa do que aufere com o fabrico dos objetos de tala.

E como foi a cobra que nos levou até lá, procurei saber em quanto tempo fizera a cobra que está na casa do Florêncio.

- Fiz em três dias porque é peça que tem formalidade, ou seja, é preciso ir escondendo a tala que se vai tecendo, na parte do rabo, afinando, com cuidado e na parte da cabeça. É preciso jeito, engenho, arte.

Florêncio encomendara a Maria da Graça uma cobra de uns quatro metros, bem maleável. Ela fez de arumã-membeca. A pintura e a cabeça, ficaram por conta de Florêncio que colocou duas petecas no buraco do olho e o dorso, deu boas pinceladas de tinta branca à base de óleo e na parte da frente, coloriu ao seu jeito e assim constituiu o famoso “Cobra Norato” e estava pronto o cordão da cobra.
Já era quase seis da tarde e Maria da Graça contava que sabe fazer cadeira, estante, nomes, tudo de tala, apenas usa tala.

Ela tece tudo. Faz também tupé.

- Faço até uma moça assim e apontou para Eriana, professora que me acompanhava nessa entrevista.

- Sou peoara no tecume.

As filhas de Maria da Graças já incorporaram a profissão e se garantem fazer peneira, tipiti, matapi e outros objetos.

- O que tu colocaste na barriga da cobra para ficar bujuda e qual o segredo daquele molejo?

- Na barriga, colocamos plásticos, mas poderia fazer o enchimento com outros produtos como papel. A maleabilidade se consegue com a tala bem raspada para ficar bem fina. O arumã é bem maleável e como engelha, ele enforma legal, molhando com água.

-Onde você compra esse material?

- Eu não compro, vou buscar no mato. Sei onde tem, não é longe, é só cortar e trazer. Eu mesma carrego, preparo e trabalho de acordo com a encomenda.

E a filha Roseanne me apresenta bonita peneira feita de arumã com suporte de paxiúba, que aguarda o dono vir buscar e pagar, claro.

Conversamos mais um pouco, nos despedimos, enquanto Maria da Graça preparava o churrasquinho para vender na porta da casa. Ela informa que ajuda o marido no sustento da casa onde em tudo faz e ajuda para nada faltar aos familiares. E me observa pra dizer:

- Olhe, eu não estudei. Meu pai não me colocou pra estudar. Por causa disso até uma vez tive uma discussão com uma das minhas irmãs - somos muitas-, todas elas estudaram, menos eu. Mas, acho que não adiantaria, já tentei muitas vezes. Do estudo, não atino nada, não consigo saber as letras. É uma dificuldade muito grande que tenho. Não dá, não consigo ir adiante.

Mas, na tala, ela é a tal!

Você pode ler a lenda da Cobra Norato neste livro do escritor Salomão Larêdo:

* Devido o grande número de visualizações, repetimos esta matéria publicada neste blog em fevereiro de 2012

[1] 21 de Janeiro de 2012.
[2] Eu e a professora Eriana Leão Dias.
[3] Florêncio, 75 anos, é  afro-descendente, que mantém o cordão da Cobra Norato e o Boi-Bumbá que todo ano muda de nome, para  poder manter e repassar aos mais jovens a tradição cultural de Gurupá. Dele o leitor vai saber mais na parte 3 destas histórias de Gurupá.
[4]  Maria da Graça que sabia , através da professora Eriana,  de meu interesse em fazer uma pequena entrevista ao me ver em sua casa  , informada de que sou  jornalista , escritor , quis  logo esclarecer  que não possuiu estudo formal. Mas, é mulher sábia, formada pelas escola da vida e que vida.

quarta-feira, 9 de julho de 2014

MAIS DE 50 AUTORES PARAENSES MARCARAM PRESENÇA NA DISCIPLINA LITERATURA AMAZÔNICA, DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS DA UEPA

LITERATURA PARÁ

Salomão Larêdo escritor/Jornalista


Julho, férias, leitura em toda parte. Ler é o maior espetáculo da vida!



LANÇAMENTO


Continuamos aguardando o lançamento do livro sobre o Grande Hotel, que vem sendo preparado pela arquiteta e pesquisadora Dulcilia Corrêa. 


NOVIDADES

- O médico e escritor Habib Frahia Neto, paraense, de Belém, professor, historiador e pesquisador lança, ainda neste 2014, nova obra sobre Gaspar Vianna, paraense, nome relevante da medicina mundial. O trabalho consumiu nove meses de Habib Frahia, mas os originais estão na editora do Instituto Evandro Chagas, em Belém, e o lançamento do livro marca o centenário do falecimento do cientista Gaspar Vianna.

O médico e escritor Habib Frahia Neto

- Mais de 50 autores paraenses marcaram presença na disciplina Literatura Amazônica, do curso de graduação em Letras da Universidade do Estado do Pará – UEPA, cuja titular da matéria é a doutora Josebel Ackel Fares. 


O poeta Edmir Bezerra, a profª. Josebel Fares e o escritor Salomão Larêdo


- O publicitário e jornalista José Severo de Souza, paraense, de Bragança, está observando o farto material que possui para, após selecionado, iniciar os procedimentos ao texto memorial que pretende editar e publicar no formato livro impresso.



- Dissertação sobre a memória de Cametá fez a professora Vivianne Vulcão ganhar aplausos e elogios pelo tema e conquista do título de mestra pela UFPA.




Na banca os doutores: Silvio Holanda, Josebel Fares e Socorro Simões ( orientadora) A foto, com a mestranda, os pais e os componentes da banca


- Foi eleita coordenadora do curso de Letras da Universidade do Estado do Pará – UEPA, a doutora Socorro Cardoso, professora das mais competentes e estimadas daquela instituição.

- Fumbel – Fundação cultural de Belém, abre inscrições a projetos culturais. Fique atento aos prazos. 

CIRCUITO

Recomeça em agosto, em Paragominas, onde estarei, o Circuito Literário, promoção da Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves em parceria com o Banco da Amazônia sob o comando da escritora Bella Pinto.

LEMBRANÇA

Espaço evocativo da memória de autor autóctone que já nos deixou: Benedicto Wilfredo Monteiro, paraense, de Alenquer, autor de Verde Vago Mundo, O Minossauro, A Terceira Margem, Carro dos Milagres entre outras.


DESTAQUE

Uma Grande Mancha de Sol, primeiro romance, da escritora paraense Sultana Levy Rosenblatt, são 294 páginas de interessante trabalho literário que marca o início da atividade profissional da autora. Na apreciação da editora, “... a autora mostra um agudo conhecimento de psicologia feminina e procura nos dar, com sua narrativa e o estudo de um temperamento, uma imagem nova e inesquecível da vida. É uma estreia de primeira ordem.” O livro foi-me presenteado em fotocópia pela professora Marinilce Coelho, pesquisadora e que conclui trabalho sobre Sultana Levy Rosemblatt à breve publicação.



RECEBI

- O Prazer de ler e de sonhar acordado, texto de autoria de Filipe Nassar Larêdo, material de leitura indispensável que pode ser encontrado no seguinte endereço eletrônico: http://papodehomem.com.br/o-prazer-de-ler-e-de-sonhar-acordado.

- Memórias do Legislativo – Revista do acervo histórico da Assembleia Legislativa do Pará – Ano 1 nº 1- oferta da jornalista Samara Nascimento através do seu pai o bibliófilo, de Castanhal, Tenório Nascimento.


LEITURA RECOMENDADA

- Desafios de identidade – Espaço – tempo de mulher, organização: Maria Luzia Miranda Alvares e Eunice Ferreira Santos.

- Maria de Todos os Rios, romance, Benedicto Monteiro, “mulher sem condicionamento vê o corpo do homem com a mesma sensualidade que o homem vê o corpo da mulher...”

- História de Marabá, importante trabalho de pesquisa da escritora Virginia Mattos.


- A Outra Morte de Haroldo Maranhão & outros contos, do escritor paraense, de Belém, Nilson Oliveira.



quarta-feira, 2 de julho de 2014

NOVO ROMANCE DE SALOMÃO LARÊDO É A NOVIDADE DA EDITORA PAULISTA EMPÍREO

COM LANÇAMENTO PREVISTO PARA OUTUBRO O NOVO ROMANCE DE SALOMÃO LARÊDO, QUE AGORA FAZ PARTE DO TIME DA EMPÍREO, TEMATIZA  A ENVOLVENTE HISTÓRIA DE CASAMENTO HOMOAFETIVO   FATO INUSITADO QUE ACONTECEU NO INTERIOR  DA AMAZÔNIA  E  QUE CAUSOU GRANDE POLÊMICA NA DÉCADA DE 1960  COM REPERCUSSÃO NO MUNDO INTEIRO. 


O escritor Salomão Larêdo passa a ser autor da EMPÍREO, editora de São Paulo que vai publicar os trabalhos desse grande nome da literatura brasileira e já anuncia a novidade.

40º LIVRO DE SALOMÃO LARÊDO

Sai em outubro o romance que tem como temática o casamento homossexual no interior da Amazônia na década de 1960. Está muito contente e feliz Salomão Larêdo que entregou à EMPÍREO, seu 40º livro que sai com edição bem cuidada, ampliada, “é tudo que eu esperava ver acontecer um dia, depois de muito batalhar", revela o romancista, destacado prosador contemporâneo, nome de alta significância na literatura que se produz no Pará. 


CARTACAPITAL DIVULGA O ESCRITOR SALOMÃO LARÊDO

A revista CARTACAPITAL, de circulação semanal e nacional, revelou a todo o Brasil essa novidade em sua edição de 12 de março e agora, no início de julho, a EMPÍREO confirma que Salomão Larêdo é um nome de peso na literatura ficcional que passa a integrar o “casting” dessa importante casa editorial paulista.


Depois de batalhar muito – revela Salomão Larêdo - tenho efetivamente um editor, um publisher que entende do assunto e vai produzir o novo romance com que trabalho uma nova experiência textual numa linguagem diferenciada de outros livros já produzidos, dentro de um tema hoje que é o assunto do momento que é a relação homoafetiva, assunto que o homem da Amazônia, sempre à frente dos acontecimentos, já cuidava há muitas décadas atrás e que hoje é discutido no mundo contemporâneo.


LANÇAMENTO

O público leitor de Salomão Larêdo não perde por essa espera. O assunto foi muito badalado na mídia local, nacional e internacional e os leitores de Larêdo estão ansiosos aguardando o grande romance.

NOVIDADES

Além do contrato da EMPÍREO, Salomão Larêdo deve anunciar outras iniciativas literárias, em breve, que acontecerão ainda este ano em Belém. (texto: Carol Souza)