quarta-feira, 9 de julho de 2014

MAIS DE 50 AUTORES PARAENSES MARCARAM PRESENÇA NA DISCIPLINA LITERATURA AMAZÔNICA, DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS DA UEPA

LITERATURA PARÁ

Salomão Larêdo escritor/Jornalista


Julho, férias, leitura em toda parte. Ler é o maior espetáculo da vida!



LANÇAMENTO


Continuamos aguardando o lançamento do livro sobre o Grande Hotel, que vem sendo preparado pela arquiteta e pesquisadora Dulcilia Corrêa. 


NOVIDADES

- O médico e escritor Habib Frahia Neto, paraense, de Belém, professor, historiador e pesquisador lança, ainda neste 2014, nova obra sobre Gaspar Vianna, paraense, nome relevante da medicina mundial. O trabalho consumiu nove meses de Habib Frahia, mas os originais estão na editora do Instituto Evandro Chagas, em Belém, e o lançamento do livro marca o centenário do falecimento do cientista Gaspar Vianna.

O médico e escritor Habib Frahia Neto

- Mais de 50 autores paraenses marcaram presença na disciplina Literatura Amazônica, do curso de graduação em Letras da Universidade do Estado do Pará – UEPA, cuja titular da matéria é a doutora Josebel Ackel Fares. 


O poeta Edmir Bezerra, a profª. Josebel Fares e o escritor Salomão Larêdo


- O publicitário e jornalista José Severo de Souza, paraense, de Bragança, está observando o farto material que possui para, após selecionado, iniciar os procedimentos ao texto memorial que pretende editar e publicar no formato livro impresso.



- Dissertação sobre a memória de Cametá fez a professora Vivianne Vulcão ganhar aplausos e elogios pelo tema e conquista do título de mestra pela UFPA.




Na banca os doutores: Silvio Holanda, Josebel Fares e Socorro Simões ( orientadora) A foto, com a mestranda, os pais e os componentes da banca


- Foi eleita coordenadora do curso de Letras da Universidade do Estado do Pará – UEPA, a doutora Socorro Cardoso, professora das mais competentes e estimadas daquela instituição.

- Fumbel – Fundação cultural de Belém, abre inscrições a projetos culturais. Fique atento aos prazos. 

CIRCUITO

Recomeça em agosto, em Paragominas, onde estarei, o Circuito Literário, promoção da Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves em parceria com o Banco da Amazônia sob o comando da escritora Bella Pinto.

LEMBRANÇA

Espaço evocativo da memória de autor autóctone que já nos deixou: Benedicto Wilfredo Monteiro, paraense, de Alenquer, autor de Verde Vago Mundo, O Minossauro, A Terceira Margem, Carro dos Milagres entre outras.


DESTAQUE

Uma Grande Mancha de Sol, primeiro romance, da escritora paraense Sultana Levy Rosenblatt, são 294 páginas de interessante trabalho literário que marca o início da atividade profissional da autora. Na apreciação da editora, “... a autora mostra um agudo conhecimento de psicologia feminina e procura nos dar, com sua narrativa e o estudo de um temperamento, uma imagem nova e inesquecível da vida. É uma estreia de primeira ordem.” O livro foi-me presenteado em fotocópia pela professora Marinilce Coelho, pesquisadora e que conclui trabalho sobre Sultana Levy Rosemblatt à breve publicação.



RECEBI

- O Prazer de ler e de sonhar acordado, texto de autoria de Filipe Nassar Larêdo, material de leitura indispensável que pode ser encontrado no seguinte endereço eletrônico: http://papodehomem.com.br/o-prazer-de-ler-e-de-sonhar-acordado.

- Memórias do Legislativo – Revista do acervo histórico da Assembleia Legislativa do Pará – Ano 1 nº 1- oferta da jornalista Samara Nascimento através do seu pai o bibliófilo, de Castanhal, Tenório Nascimento.


LEITURA RECOMENDADA

- Desafios de identidade – Espaço – tempo de mulher, organização: Maria Luzia Miranda Alvares e Eunice Ferreira Santos.

- Maria de Todos os Rios, romance, Benedicto Monteiro, “mulher sem condicionamento vê o corpo do homem com a mesma sensualidade que o homem vê o corpo da mulher...”

- História de Marabá, importante trabalho de pesquisa da escritora Virginia Mattos.


- A Outra Morte de Haroldo Maranhão & outros contos, do escritor paraense, de Belém, Nilson Oliveira.



Nenhum comentário: