quarta-feira, 1 de outubro de 2014

LANÇAMENTO À IMPRENSA DA 1ª FEIRA LITERÁRIA DO PARÁ – FLÍPA – NO CAFÉ DA FOX

Salomão Larêdo, escritor e jornalista


Objetivando valorizar o escritor paraense, fazendo conhecido - ele e suas obras -, dos leitores e de todo o público do Pará, da Amazônia, do Brasil e do mundo,foi lançada oficialmente na manhã do dia 30 de setembro – vide fotos feitas por Camila Andrade -, na Livraria da Fox, a 1ª Feira Literária do Pará – FlíPA, um grande acontecimento cultural em Belém e no Pará , para mexer com a nossa arte literária.
O patrono da feira é o escritor paraense JAQUES FLORES Luis Teixeira Gomes -
A FLÍPA tem dois prêmios importantes.
O PRÊMIO NOBRE DE LITERATURA, concedido, em sua primeira versão ao escritor paraense ALFREDO OLIVEIRA

E O PRÊMIO FOX DE LITERATURA para premiar novos valores
Saiba tudo sobre este grande evento de nossa literatura lendo o texto abaixo e acessando nossa fã page e nosso site Flipara.com. br.



COMO É A FEIRA LITERÁRIA DO PARÁ - FLÍPA

No dia 18 de outubro, na Livraria da Fox, se realizará a 1ª FLiPA, Feira Literária do Pará, um encontro com escritores, editores e leitores paraenses, com a proposta de fomentar a produção literária do Pará, o lugar do escritor e sua escrita, assim como os canais de circulação e consumo dessas obras. A FLiPA é um evento literário que busca acima de tudo o congraçamento entre os autores da terra e uma maior exposição junto ao público de seus trabalhos.

Aproveitando esse encontro a Fox, em parceria com a Editora Empíreo e alguns autores, uniu esforços na realização do evento, e das ações que dele surgirão, sendo a primeira delas a reedição de obras relevantes e indisponíveis nas livrarias por estarem esgotadas.E, no outro extremo, possibilitar o surgimento de jovens autores com um novo olhar literário. Com esse intuito, a 1ª edição da FLiPA, lança dois Prêmios:

PRÊMIO NOBRE DE LITERATURA AO ESCRITOR PARAENSE ALFREDO OLIVEIRA

• Prêmio NOBRE de Literatura: a ser concedido a escritor paraense ou que desenvolva seu trabalho no Pará, pelo conjunto de sua obra literária e relevância à cultura paraense. Nesta 1ª Edição, o prêmio Nobre será concedido ao escritor Alfredo Oliveira, cuja obra “Belém, Belém” teve sua primeira e única edição em 1983.

PRÊMIO FOX

• Prêmio FOX de Literatura: concedido ao escritor paraense ou que exerça essa atividade no Pará, que nunca tenha tido seus trabalhos editados e publicados em qualquer suporte, plataforma, mídia ou meio. No dia 18 de outubro será divulgado o regulamento para participação, ficando, desde já, estabelecido a categoriaRomance como gênero a ser trabalhado. O vencedor do Prêmio FOX de Literatura será divulgado na 2ª edição da FLiPA, em outubro de 2015.

JAQUES FLORES É O PATRONO

Esta 1ª Edição a FliPAterá como Patrono o escritor Jaques Flores, pseudônimo de Luiz Teixeira Gomes, membro da Academia Paraense de Letras desde 1946, na cadeira de nº 40. Autor de obra poética reunida em dois livros “Berimbau e Gaita”, de 1925, e “Cuia Pitinga”, de 1936. Sua poesia tende para o satírico, moldada pela irreverência e momentos líricos, com expressões de crítica social e uma poesia de cenas e retratos da sociedade paraense. Muitos de seus trabalhos permanecem espalhados em páginas de jornal e revistas, para os quais colaborou também sob o pseudônimo de “Zé Paraense”, desferindo críticas aos escândalos públicos.

Durante o evento, além da exposição de vasto acervo de obras literárias paraenses e desconto exclusivo, o público que comparecer à Livraria da Fox poderá encontrar com os dez autores que se uniram para esta edição de 2014, a saber: Aline Brandão, Andrei Simões, Antônio Juraci Siqueira, Bella Pinto, Edgard Proença, Edyr Augusto, Amaury Braga Dantas, Ronaldo Franco, Salomão Larêdo e Walcyr Monteiro.

Programação 1ª Edição FLiPA 2014.

Manhã
09:00 - Sessão de Autógrafos / Exposição do material sobre Jaques Flores 
10:00 - Lançamento do Livro ABAÚNA e outros poemas de Aline Brandão

Tarde
16:00 - Abertura Oficial 
16:30 - Jaques Flores 
17:00 - Garapa Literária 
19:00 - Entrega do Prêmio Nobre
Prêmio Fox
Sessão de Autógrafos
Encerramento

A FOX

A FOX, hoje, é uma rede composta de quatro lojas com foco em livraria, locação e venda de filmes. Atualmente é a única livraria nascida em Belém, possuindo o maior acervo de títulos de autores locais e regionais.
Seu catálogo de produtos é composto por livros, CDs, locação e venda de DVD e Blu-ray, papelaria e linha de produtos infantis, levando, há quase trinta anos, o que há de melhor da Cultura Paraense, aliado ao atendimento que desde sempre foi seu maior diferencial.

A EMPÍREO

A EMPÍREO é uma editora de livros fundada em setembro de 2013 na cidade de São Paulo. Seu foco é publicar literatura rica em cultura, que edifique seus leitores usando os mais variados temas e formatos, e proporcionar o prazer literário editando literatura, quadrinhos, música, fantasia, biografia e quaisquer obras de qualidade.

Em apenas um ano de existência já possui seis livros em seu catálogo de autores de todo o Brasil, incluindo o romance Zon - O Rei do Nada do autor paraense Andrei Simões, em parceria com a ilustradora goiana Lupe Vasconcelos.

CONFIRA AS FOTOS DO LANÇAMENTO 











Nenhum comentário: