sexta-feira, 1 de novembro de 2013

LITERATURA PARÁ

Salomão Larêdo Escritor/Jornalista


É novembro e ler é o maior espetáculo da vida!!!



LANÇAMENTOS DE NOVEMBRO

- Michel Foucault e a Verdade Cínica, livro de Ernani Chaves, lançamento: 07 de novembro.

- Dia 11, lançamento do romance do jornalista paraense, Ronald Junqueiro, denominado Berlinda- Asas para o Fim do Mundo.

- Terra dos Romualdos País dos Maparás, livro de Salomão Larêdo lançamento dia 12 de novembro, aqui na livraria da Fox, a partir das 17h e no Campus da UFPA, em Cametá, dia 20 de Janeiro de 2014.



ALTAMIRA E MARABÁ

Com os escritores João de Castro e Salomão Larêdo acontece, em Altamira e Marabá, o circuito literário do banco da Amazônia, programa de incentivo à leitura e valorização do escritor da Amazônia, respectivamente nos dias 01 e 19 de novembro, com apresentação de Catalina Murchio sob a direção da escritora Bela Pinto, gerente editorial da Fundação Tancredo Neves.

CIRCULANDO

"Terra dos Romualdos País dos Maparás"
Cametá é conhecida como a Terra dos Romualdos. E alguém poderia perguntar: e são muitos os Romualdos?
São os Romualdos de Souza Coelho e Romualdo Antonio de Seixas. O primeiro, Bispo de Belém, proclamou a adesão do Pará à Independência do Brasil; e o outro, Arcebispo da Bahia, Primaz do Brasil, coroou dom Pedro II como Imperador do Brasil, conforme dados históricos.


Cametá, Terra dos Romualdos, é um título, um cognome, hoje com enorme apagamento, desmemória. Não deveríamos esquecer estes dois nomes de nossa história política, cultural e eclesial. Fatos de suas vidas devem ser pesquisados, estudados, analisados criticamente. O desconhecimento de nossa história pode prejudicar nossa identidade, lugar de pertencimento, nossa cultura e nossa história.

Para os fins deste livro “Terra dos Romualdos País dos Maparás” que estou lançando, Terra dos Romualdos alcança todo o antigo Baixo Tocantins.

O ESCRITOR DA AMAZÔNIA

Há muito venho lutando no sentido de que tomemos consciência de valorizar o que é nosso: nossa gente, nossa cultura, nossa arte, nossa produção cultural: cinema, teatro, dança, pintura, escultura, tudo que é nosso, o autor local, o escritor do Pará que produz o melhor da literatura brasileira, aqui, neste chão amazônico com imensas dificuldades e continua sendo um desconhecido porque ninguém lê seus livros, não apoia, ajuda, patrocina. Por ser oportuno, vale lembrar o que certa vez disse o pesquisador paraense Vicente Salles: “...nesta terra o capital costuma “fugir” da cultura popular autóctone como o diabo foge da cruz...”

NOVIDADES

O bibliófilo Tenório Nascimento já está com quase 20 mil livros. É a grande novidade, fato importante e raro por aqui e no norte e nordeste do Brasil. Tenório, formado em Letras, é voraz leitor e amante apaixonado dos livros e da leitura, colecionador, garimpador de obra rara, tem tudo sobre os autores do Pará, da Amazônia e da literatura brasileira aos clássicos, sem faltar os grandes nomes da literatura universal. Isso para não citar na área da música e do cinema em que Tenório tem acervo considerável e significativo.

Tenório Nascimento

RECEBI

- Catálogo da exposição “Centenário de Marabá" – 1913/2013 – realização e organização da Prefeitura e Casa de Cultura de Marabá. 

- Caxiuanã, paraiso ainda preservado, livro organizado pelo pesquisador Pedro Luiz Braga Lisboa, idealizador e primeiro coordenador da estação científica do Museu Goeldi, na região de Breves, sobre os trabalhos de pesquisa do projeto na floresta.


- Estruturas Vegetais em microscopia eletrônica de varredura, com dados ilustrativos com eletromicrografias, atlas organizado por Raimunda Potiguara. Rolf Silva, Tatiani Kikuchi, Flávia Lucas e Eunice Macedo, pesquisadores do Museu Paraense Emilio Goeldi.









Nenhum comentário: