quinta-feira, 31 de outubro de 2013

SALOMÃO LARÊDO LANÇA NOVA OBRA, O LIVRO "TERRA DOS ROMUALDOS PAÍS DOS MAPARÁS"- DIA 12 DE NOVEMBRO, DAS 17 ÁS 21 HORAS NA LIVRARIA DA FOX(BATISTA CAMPOS). VENHA, VOCÊ É NOSSO CONVIDADO ESPECIAL!!!!

Baião

A professora Lindomar Paixão


"As fadas desceram do navio, fadas, muitas fadas e o povo seguia sem saber que eram as freiras, irmãs de caridade". (Lindanor Paixão)


Como fadas, o povo de Baião viu as irmãs de Caridade, as filhas de São Vicente de Paulo descerem do navio, chegarem à cidade e a população curiosa, sem saber do que se tratava e o que estava acontecendo. Como fadas, de chapéu enorme, de três bicos, algo jamais visto por aqui, elas traziam a ideia da mudança, da transformação através da educação que começaram a implantar em Baião. A entrevista que fizemos com a professora Lindomar Paixão dá muito bem a dimensão do que iria e de fato aconteceu. Lindomar é figura importante dessa história que viu e ajudou a nascer, construindo novo tempo aos baionenses, luta cotidiana. Leia abaixo um trecho da entrevista de Lindomar Paixão.


Toque de fada com varinha de condão

Professora, boa tarde, queria que você falasse a respeito do colégio das freiras das Irmãs de caridade aqui em Baião, quando elas chegaram, o que é que você sabe da chegada delas, a importância, quais eram elas, de onde elas vinham e o que que fizeram aqui em Baião?

"Olha, elas quando chegaram o povo, não..., o prefeito de Baião era o senhor Tranquilo Agostinho de Brito, ele que se interessou em trazer as freiras pra Baião. Ele também não as conhecia, e o povo de Baião não as conhecia. Elas usavam aqueles chapéus de três pontas, três bicos que chamam e elas chegaram numa manhã, eu não me lembro a data, parece que foi em 1945, 1946 por aí. Elas chegaram. O povo que estava esperando o navio que a gente aguardava no porto e tomou um susto, quando viram as freiras trazidas. Desceram do navio, falavam que era, olha, desceram muitas fadas. Fadas! No navio – pra onde elas vão? Só que o prefeito já tinha organizado e comprado, ou seja, alugado um casarão que até hoje e lá no local só que não é a casa. Aí elas subiram de lá, as fadas né, e o pessoal atrás, o povo atrás querendo saber, os que não tavam por dentro daqui, queriam saber pra onde elas iam, o que elas iam fazer, mais o prefeito sabia né, e as autoridades lá, aí elas vieram e foram direto pra casa do prefeito...."


A entrevista completa de Lindanor Paixão você encontra no livro "Terra dos Romualdos País dos Maparás", do escritor e jornalista Salomão Larêdo, que será lançado dia 12 de novembro na livraria da Fox. Aguardamos Você!!!!!
Número de páginas: 738
Preço: 49,90



 



Nenhum comentário: