quarta-feira, 30 de outubro de 2013

SALOMÃO LARÊDO LANÇA, DIA 12 DE NOVEMBRO, DAS 17 ÀS 21 HORAS NA LIVRARIA DA FOX (BATISTA CAMPOS), O LIVRO TERRA DOS ROMUALDOS PAÍS DOS MAPARÁS!!!

Leia abaixo um dos trechos da memória de Tucuruí, que você encontra no livro "Terra dos Romualdos País dos Maparás.

Corria o ano de 1965, Tucuruí ia receber as Irmãs da Caridade – elas vinham para fica


Conforme o relato de Marciano Siqueira, temos as seguintes informações:

O povo estava numa grande expectativa. Era um grande acontecimento para aquela cidadezinha de cinco mil habitantes. As senhoras do Apostolado da Oração haviam providenciado tudo. A geladeira do colégio estava abastecida de ovos, frangos e frutas, com todos os preparativos para o coquetel, que seria servido assim que terminassem os discursos de boas-vindas.




O navio que fazia a linha semanal a Tucuruí apontou ao longe. O povo todo correu para a “beira do rio” (não tinha cais) e foi aquela festa. O povo, todo feliz, saudava as irmãs que chegavam. Levaram-nas até a igreja de São José. Lá na entrada, elas foram saudadas por moças da Paróquia. Como estavam muito cansadas da viagem, dormiram na casa de dona Alda, onde os padres faziam suas refeições. Ao amanhecer do outro dia, após ser rezada a Santa Missa em Ação de Graças, as irmãs foram acompanhadas pelo povo, rumo ao colégio, que fica no alto de uma colina. Lá seria a moradia fixa das Irmãs de Caridade. O povo todo as aplaudia, gritando “vivas”.

Chegando ao colégio, foram saudadas por uma professora da Estrada de Ferro Tocantins, que as enalteceu dizendo do bem que fariam a Tucuruí. A seguir, um grupo de garotas fez um jogral que expressava a alegria de terem as Irmãs em nossa cidade.
Padre Henrique, vigário que tudo fez para que estivéssemos vivendo aquele momento tão significativo para nossa cidade, fez o seu discurso final.

Nós paroquianos e pais de família, estávamos radiantes porque já teríamos quem nos ajudasse na educação de nossos filhos. Foi o que aconteceu com a chegada das irmãs a Tucuruí, bênção muito grande. Tínhamos confiança em seus ensinamentos, nos seus exemplos e na sua bondade. Os jovens começaram a pensar de modo diferente, idealizando um futuro bem melhor.
As irmãs pioneiras foram: irmã Ivone Barros, Irmã Rosalie e irmã Aziza (Luiza). Depois chegaram irmã Carmem Contente e irmã Terezinha Silva. E o Colégio das Irmãs, que recebeu o nome de Instituto Nossa Senhora da Conceição, continua sempre altaneiro com seus ensinamentos pensando no bem-estar do povo desta cidade tão promissora.



ESSA MEMÓRIA E OUTRAS VOCÊ ENCONTRA NO LIVRO “TERRA DOS ROMUALDOS PAÍS DOS MAPARÁS", DO ESCRITOR E JORNALISTA SALOMÃO LARÊDO, QUE SERÁ LANÇADO DIA 12 DE NOVEMBRO NA LIVRARIA DA FOX. VOCÊ É CONVIDADO ESPECIAL, VENHA!!!! 




2 comentários:

ORLANDA disse...

Conheço essa bela história. Nosso amigo conterrâneo escritor famoso, Salomão Laredo nos faz reviver bons tempos. Obrigada amigo! deus te ilumine sempre.

ORLANDA disse...

Obrigada amigo Salomão Laredo, grande escritor de nossa terra. Deus te ilumine sempre...Fazer a memória de nossa história é obra divina.