terça-feira, 29 de outubro de 2013

PADRE JAIME, DA HOLANDA PRA CAMETÁ, ADORA MAPARÁ, AÇAÍ E ANDANDO DE CANOA NO RIO TOCANTINS, CONFESSA: “CAÍ N’ÁGUA SÓ DUAS VEZES”

Salomão Larêdo escritor e jornalista

O Pe. Jaime Kriek – Adrianus Jacobus Maria Kriek – ri bastante quando lembra que em sua estada por mais de trinta anos no Baixo Tocantins, caiu poucas vezes na água, ao viajar em pequenas canoas pelo rio Tocantins, na área de Cametá, em seu trabalho missionário nas ilhas e vilas ribeirinhas. 

Padre Jaime

Padre Jaime nasceu no dia 14 de agosto de 1934, em Haia, na Holanda, e recebeu, no batismo, no dia 15 de agosto do mesmo ano, o nome de Adrianus Jacobus Maria. filho de Franciscus Wilhelmus Kriek e de Joanna Antoneta Hurkens. Sua ordenação aconteceu no dia 23 de julho de 1961. Passou um ano em Paris, onde estudou catequética no Institut Catholique.

Em 1962, no dia 17 de setembro, chegou de navio ao Brasil, em Belém, e foi logo passear em Cametá, pois os coirmãos de Belém tinham dito: aproveite logo para conhecer o Tocantins e Cametá, pois provavelmente nunca mais terá ocasião para isso”.

Em Cametá, tomou seu primeiro vinho de açaí e gostou “mais ou menos”. Mas, uns dias depois, durante uma viagem para Oeiras, com o prelado dom Cornélio Veerman, trouxeram-lhe açaí novo, grosso, espumando, com açúcar, e ele disse: “bom açaí do jeito deste quero todo dia! E não deixou mais de beber o açaí. Ficou um mês em Cametá e passou direto para Fortaleza.

Em fevereiro de 1964, a pedido dele mesmo, foi transferido para a prelazia de Cametá, onde trabalhou durante 33 anos. Padre Jaime não esquece de Cametá. Uma semana antes desta entrevista esteve em Cametá, onde, diz, comeu mapará moqueado; de barriga cheia, ele faz um gesto com a boca e com os dedos: uma delícia!


ESSA MEMÓRIA E OUTRAS VOCÊ ENCONTRA NO LIVRO “TERRA DOS ROMUALDOS PAÍS DOS MAPARÁS", DO ESCRITOR E JORNALISTA SALOMÃO LARÊDO, QUE SERÁ LANÇADO DIA 12 DE NOVEMBRO NA LIVRARIA DA FOX. VOCÊ É CONVIDADO ESPECIAL, VENHA!!!!

Nenhum comentário: