quarta-feira, 18 de setembro de 2013

ASSISTIR TELEJORNAL ESTÁ INCOMODANDO E DEIXANDO MUITA GENTE TRISTE E AMARGURADA E MUITOS SABEM DE ANTEMÃO O QUE ASSISTIRÃO EM TODOS OS TELEJORNAIS DE TODOS OS CANAIS, POIS PARECE SER EDITADO PELA MESMA PESSOA E TELECOPIADO. PADRE RAMOS, REITOR DA BASÍLICA SANTUÁRIO DE NAZARÉ, PUBLICIZA SEU PONTO DE VISTA EXPLICANDO SUAS RAZÕES PARA DESABITUAR-SE DE FICAR ATUALIZADO ATRAVÉS DOS TELEJORNAIS.

Salomão Larêdo, escritor e jornalista 


Padre José Ramos. Foto: Luiz Estumano

Procuro ler e meditar todo mês, a mensagem que o Padre Ramos, reitor da Basílica Santuário de Nazaré, publica em boletim aos devotos da Virgem Mãe de Nazaré e que minha mulher, Maria Lygia, também recebe.
A deste setembro de 2013, o mês de Bíblia, fato que não devemos olvidar, o reitor aborda assunto que está na cabeça de todos nós e por isso, amigo leitor deste espaço, compartilho - o texto de autoria do Padre Ramos, abaixo -, contigo para tua competente análise e providências:

UM INCÔMODO

“Queridos Devotos e Devotas, eu tinha um hábito que, para o meu bem, estou abandonando-o: assistir ao telejornal à noite antes de dormir para me atualizar sobre o que está acontecendo no mundo. Já há algum tempo, infelizmente, assistir ao telejornal está me incomodando, deixando-me triste e amargurado porque de cada dez notícias, nove são de crimes, violência contra as pessoas ou o que lhes pertence, corrupção, atos de terrorismo que ceifam a vida de crianças e inocentes, fraudes, falcatruas executadas por ladrões e falsários profissionais, sequestros, enfim toda espécies de atos maus incitados por satanás para nos deixar inseguros e intranquilos.



HABILITAR INAPTOS


Isto sem contar os acidentes de trânsito que ceifam mais vidas do que as guerras (é só observarmos as estatísticas das polícias rodoviárias após os feriados prolongados e as férias), causados pela imprudência no volante, pelo abuso do álcool e da direção de veículos, pela irresponsabilidade dos condutores desrespeitando as regras de trânsito, e das autoridades que habilitam pessoas não aptas a dirigir veículos.

A NOTÍCIA FAZ MAL


Se você prestar atenção nas manchetes de jornais, no conteúdo da maioria de outros programas de tevê, nas mensagens e vídeos que circulam pela internet e até mesmo na conversa das pessoas recheadas de malicia, calúnias, fuxico, fofocas, maledicências e mentiras, verá que o que eu disse é verdade. Infelizmente, nos dias de hoje são muito propagadas e transmitidas notícias que acabam nos fazendo mal.

NÃO TEM MAIS JEITO!

Por que nos fazem mal? Ora, simplesmente porque elas lentamente vão ocupando espaço em nossas mentes, invadindo os nossos corações, nosso psicológico e nos endurecendo, despertando em nós: ira, rancor, sentimento de vingança, desolação, preocupação, insegurança, angústia, tristeza e até mesmo falta de fé quando dizemos genericamente: - É, o mundo não tem mais jeito! Está todo dominado pelo mal.

A PALAVRA COM A BOA NOTÍCIA

Mas o que fazer? Precisamos contrabalancear as más notícias que o comportamento humano gera, com a Boa Notícia que Jesus nos trouxe. Tão Boa Notícia que apesar de revelada há mais de dois mil anos, está sempre atual e aplicável às nossas vidas em qualquer circunstância.




Setembro é o mês da Bíblia, mês em que a Igreja nos incentiva a nos debruçar sobre a Palavra de Deus para dela recebermos a Água Viva que Jesus nos prometeu, que restaura as nossas forças e reaviva a nossa fé. A própria Palavra de Deus assim nos exorta: “Tu, porém, permanece firme naquilo que aprendeste e creste. Sabes de quem aprendeste. E desde a infância conheces as Sagradas Escrituras e sabes que elas têm o condão de te proporcionar a sabedora iaque conduz à salvação, pela fé em Jesus Cristo. Toda a Escritura é inspirada por Deus, e útil para ensinar, para repreender, para corrigir e para formar na justiça. Por ela, o homem de Deus se torna perfeito, capacitado para toda boa obra!” II Tim 3, 14-17.

O QUE OS PAIS TRANSMITEM 

 Um dia, quando ainda éramos criança e adolescentes, nossos país, avós, catequistas, padres e professores cristãos, de alguma forma nos transmitiam a Palavra de Deus que é capaz de nos transformar integralmente e abrir nossos olhos para o verdadeiro Caminho, Verdade e Vida a seguirmos nesta terra: Jesus. Logo, diante dos descaminhos, das mentiras e das mortes que são praticadas e noticiadas com alarde por todos os meios de comunicação, e mesmo pela nossa língua usada pelo maligno para espalhar terror, devemos contrapor a Boa Notícia que Jesus nos trouxe contida nos Evangelhos!

A Palavra de Deus tem ainda o poder de trazer à luz tudo o que foi enrustido em nossos corações pelo maligno, como dito na carta aos Hebreus: “Porque a palavra de Deus é viva, eficaz, mais penetrante do que uma espada de dois gumes e atinge até a divisão da alma e do corpo, das juntas e medulas, e discerne os pensamentos e intenções do coração. Nenhuma criatura lhe é invisível. Tudo é nu e descoberto aos olhos daquele e quem havemos de prestar contas. “Hb 4, 12-13.

CUIDADO COM A LÍNGUA
Tudo o que é mau ou produz males vem do maligno, deve por nós ser evitado. Tudo o que é bom ou causa o bem a quem quer que seja, provém de Deus e deve ser buscado incessantemente. O convívio diário com as Sagradas Escrituras nos transforma gradualmente, corrigindo os nossos vícios, eliminando mal existente em nós e nos torna verdadeiros filhos e filhas de deus.

Outra maneira de combatermos as más notícias é refrearmos a nossa língua, pois como nos diz São Tiago em sua Carta: a língua é um fogo, um mundo de iniquidade. A língua está entre os nossos membros e contamina todo o corpo; e sendo inflamada pelo inferno, incendeia o curso da nossa vida.” Tg 3,6. Por isso, vamos nos habituar a ler a Boa Notícia, colocando-a em prática em nossas vidas evitando que nossa língua se torne instrumento nas mãos do maligno semeando males e discórdias.

CÍRIO CHEGANDO!!!



Queridos Devotos e Devotas, finalizo lembrando-os com alegria que no mês de outubro próximo já será a grande festa do círio de Nossa Senhora de Nazaré.

Basílica Santuário de Nazaré

E conto com aquela ajuda extra que todos os anos você nos envia para as despesas com os Romeiros e Romeiras que chegam a pé, e para outros gastos preparatórios, tudo em homenagem à gloriosa Virgem Mãe do Céu. Em seu nome lhe agradeço de coração. Tenha certeza de que lhe retribuirá cem vezes mais!!! P. José M. Ramos Reitor da Basílica Santuário de Nazaré”




Nenhum comentário: