quarta-feira, 19 de junho de 2013

O IMPACTO POSITIVO QUE ME CAUSOU A ESCOLA ESTADUAL VISCONDE DE SOUZA FRANCO DIRIGIDO ATUALMENTE PELA PROFESSORA MARILENE GUIMARÃES LIMA E COMPETENTE EQUIPE

Salomão Larêdo, escritor e jornalista

Tive um impacto positivo enorme ao entrar por esses dias de junho na Escola Estadual Visconde de Souza Franco e perceber que a escola estava limpa, sem papel no chão, jardins cuidados, salas arrumadas, organização, luz, água, banheiros limpos, biblioteca, auditório, equipamentos e alegria dos docentes e discentes.



Em suma: ali trabalha-se pela educação libertadora e promotora do ser humano. Comentei em voz alta com a Andressa Malcher e Elaine Soares e caiu no ouvido da administração e por isso, depois recebi convite pra não sair sem antes passar na diretoria e foi o que fizemos e recebemos da gestora Marilene Guimarães Lima as explicações sobre o trabalho que desenvolve com equipe competente e que gosta do que faz e tem prazer em trabalhar na área da educação por uma educação eficaz e eficiente num ambiente onde as pessoas sejam felizes e tudo o mais é decorrência desse comprometimento.





Eu escrevi, impacto, porque em meu trabalho como educador, professor, jornalista e escritor, o ambiente que mais visito em razão de minha missão e apostolado de formar leitor com espírito crítico, é o escolar e o que vejo quase sempre não me agrada: escolas feias, sujas, pichadas, ambiente pesado que não seduz ninguém e não proporciona nenhuma transformação pois é quase sempre carente de tudo: biblioteca, área de lazer e inclusive de professores bem remunerados. No geral, é este o ambiente da escola pública, ressalvadas as exceções. De tal maneira que ter contato com gestores competentes e entusiasmados que deixam o ambiente como a da atual Escola Visconde de Souza Franco, cria impacto positivo, pois, infelizmente, o mais comum, que devia ser a exceção, é o relato de coisas negativas. Mas, tenho a esperança que mudará quando os governos fizerem com sério investimento em educação de qualidade, espaços modernos, atraentes, bonitos que seduzam quem passa na rua a entrar e ver que a educação pode realizar a diferença.

 Andressa Malcher, Salomão Larêdo, Elaine Soares  e Marilene Guimarães Lima

Mantenho a crença e a esperança, repito. Parabéns, professora Marilene Lima e toda a turma – docentes e discentes – do tradicional Colégio Estadual Visconde de Souza Franco.




Um comentário:

Expedito Galvao disse...

Olá amigo Salomão seus comentários como sempre são ótimos e oportunos, pois é uma grande verdade o que você comenta sobre as condições precárias de nossos colégios abandonados e em situação total de abandono. Fiquei triste quando por ocasião das eleições estive no Colégio Estadual Augusto Meira, ao ver em total abandono e pichado. Os alunos são os grande responsáveis, muitas vezes, pela situação lastimáveis que se encontram esses locais.