domingo, 2 de junho de 2013

LITERATURA PARÁ

Salomão Larêdo escritor e jornalista

Junho – Festas juninas, banho de cheiro, quadrilha, adivinhações, fogueiras, munguzá, pé de moleque, férias e o veraneio se aproximando. Leia muito. Leia mais! Ler é o maior espetáculo da vida!!!!




NOVIDADES

A Fundação Tancredo Neves através da diretoria de leitura e informação e por meio da gerência de promoção social, respectivamente: Nilson Chaves, Sérgio Massoud e a escritora Bella Pinto de Souza, promoveu os lançamentos do Selo Ildefonso Guimarães de Literatura 2013: Beberagens Indígenas e Educação Não Escolar no Brasil Colonial – Maria Betânia; O Cajado de Deus – Francisco Canindé; Igarapé-Miri – A Verdadeira Terra da Cachaça – J. Santiago; A Flexa Passa e Poema Diversos – Joãozinho Gomes; Pinceladas Poéticas – Luiz Sérgio de Andrade Vinent; Histórias de Vida - Lomont Filho; e do Prêmio Dalcídio Jurandir de Literatura 2012 : O Velho – Gabriela Amorim de Santana, Ave, Marajó! – José Maria de Lima, Pequenas Divagações do Tempo – Geovane Silva Belo, Memória de um Tempo Quase – Ontem - Lourdes G. Furtado, Ojos – Franciorlis Freitas Viana ,Mater Puríssima- História da Festa de Conceição em Abaeté do Tocantins – Jorge Ricardo Coutinho Machado, Rios Amargos. Olhares Perdidos. Fragmentos Poéticos – Klefferson Loureiro Farias, No Caminho das Linhas – Max Reis.



LANÇAMENTOS DE JUNHO

Música Transmórfica, trabalho de Albery e Tiago Albuquerque.




CHEGOU

A trajetória de Bettina Ferro e sua contribuição para a ciência e a sociedade, livro produzido pela bibliotecária Cristina Alencar, a partir de sua monografia em curso de especialização e contém importante e interessante material anexo sobre figura icônica na área médica que foi Bettina Ferro.


FIQUE ATENTO

- 6ª edição da Feira da Poesia, dia 14, no Colégio Manoel Antonio de Castro – MAC, de Igarapé-Miri, realização do Clube da Linguagem, à frente os professores José Pinto, Aurora Pantoja, Rejane e Cleide Nonato.

- A partir de julho, acontece o II Circuito Literário do Banco da Amazônia, realização da Fundação Tancredo Neves sob a direção da escritora Bella Pinto de Souza em Bragança – estarei presente, junto com o escritor Daniel Leite - integrado aos festejos dos 400 anos da cidade e segue por outros locais até novembro, levando os autores do Pará ao contato com o público do interior paraense.

PRESENTE


Colega no CEPC, o médico Jaime Seráfico me agracia com dois importantes livros: “Nosso Pai João Seráphico”, escrito pelo irmão José Seráfico e “A Navegação na Amazônia – reflexos e reflexões”, texto do pai, João Seráfico de Assis Carvalho. Os Seráfico de Assis Carvalho, sempre se envolveram competentemente com cultura, esporte, medicina, jornalismo, literatura e na política através do pai, parlamentar que dirigiu o SNAPP – serviço de navegação da Amazônia e de administração dos portos do Pará ,e na literatura com os
poemas modernos da Vitória e os textos da Ingrid de Assis Carvalho.



CIRCULANDO

Itaí – a carinha Pintada, livro de Juraci Siqueira e Mário Barata.


RECEBI

Miolo de Pão, livro de conto de Agildo Monteiro, em 2ª edição. Lendas, Nazaré Melo.

Artesanato das comunidades Boa Vista e Lago Moura, Oriximiná-Pará, de Luiz Videira , Luiz Reis, Regina Vieira e Alcemir Aires.


Bodas de Ouro, páginas sonoras de alegrias e saudades cd contendo valsa que marca os 50 anos de casamento do casal poeta Alberto/Amélia Mocbel.

LEITURA RECOMENDADA

Banho de Cheiro e Aruanda, livros de nossa grande escritora paraense, de Belém, Eneida de Moraes.




Nenhum comentário: