sábado, 1 de junho de 2013

JUNHO DE VERÃO DOS CHEIROS CHEIROSOS DA GOSTOSA BELÉM DE OUTRORA

Salomão Larêdo, escritor e jornalista

Adoro ver a chuva!!! Mas sou adorador do sol, do verão!!! Por isso, começa para mim, um tempo que é um poema só, o verão!!!! Embora, por recomendação médica, não possa mais estar ao sol como acontecia tempos atrás. Com o verão vem o calor, Maria Lygia, minha mulher, me lembra, mas, prefiro andar no calor a não poder locomover-me porque chove.



Com o verão começa o tempo junino e o José, meu irmão Zeca recorda a “mercearia 1º de junho”, do seu Romão, merceeiro, na passagem Umariz do bairro da Cremação de nosso humilde começo, tempo bom cheio de convites escritos ao modo caipira que nos davam acesso às festas nos terreiros às portas das casas em que ia com minha irmã Ocirema e suas colegas e nos divertíamos metidos em trajes de “matutos” e aproveitávamos toda a quadra em festas às véspera de Santo Antonio, dia dos namorados, tempo de munguzá e da ladainha que minha mãe fazia em casa em louvor ao santo, depois as quadrilhas nos terreiros, músicas da época, céu estrelado, noites de luar. 

Foto: Cristino Martins/Agência Pará

Depois vem são João que me lembra Cametá e o banho de cheiro cheiroso famoso do Nelson Parijós, nas águas do rio Tocantins que os mais velhos comentavam e surgem Eneida de Moraes, Bruno de Menezes, Dalcidio Jurandir, Rodrigues Pinajé, José Sampaio de Campos Ribeiro, Tó Teixeira, Jacques Flores, e a geração do “Peixe Frito” a comandar cordões de bois e pássaros, na “Gostosa Belém de Outrora”.

Foto de Bruno Magno

O costume de usar a capelinha de são João pra enfeitar “tudo quanto” e fazer as reverências às folhagens, matos e ervas do Ver-o-Peso, a cidade florida, as gentes alegres se cumprimentando, felizes, os sonoros anunciando os recados, o fumegante tacacá, os beijos de moça, os foguetinhos da molecada, as bandeirinhas, os balões e as adivinhações entre risos e flertes que levavam à São Pedro e depois à fogueira de sacaí e dos paneiros em louvor à são Marçal que os compadres “ de fogueira” não deixavam faltar entre os mastros.



E nem bem o mês junino se conclui e o veraneio das praias rios e igarapés começam e recordo de minha querida Vila do Carmo com sua animada e famosa Festa do Carmo e os banhos em nosso porto, no rio Tocantins, jangada de aningueiras, mel de cana com farinha, bolo de macaxeira, paçoca de gergelim, festinhas patrocinadas pela vovó Ana e a presença de parentes e amigos em animada prosa que recordamos neste junho sempre poético para animar a vida de todos nós nestes tempos de outros temperos. Viva São João!!!!!! Viva o Verão, lá vem o sol!!!!

Vila do Carmo



Nenhum comentário: