segunda-feira, 11 de março de 2013

PAPA BRASILEIRO, BISPO PARAENSE?

Salomão Larêdo, escritor e jornalista.

Penso, é meu palpite - repetindo o jornalista (paraense, de Vigia de Nazaré) José Maria Leal Paes, o Lealzinho, sem ser “vaticanista, vaticanólogo ou vatiqualquercoisa”-, que a Europa se une aos Estados Unidos e outros importantes países e elegerá um cardeal italiano, Papa, que poderá chamar-se, modernamente, Sérgio ou Paulo Sérgio.

Mas, seria muito bem se um brasileiro fosse eleito Papa e claro que meu voto – pudesse votar, seria para eleger um brasileiro. E é bom ver que mais de cem cardeais elegerão o Papa. Seria bom se nós, os leigos, o povo, todos, pudéssemos eleger os bispos das dioceses e prelazias do Pará e certamente que todos eles seriam, paraenses, valorizando o que é nosso, nossa cultura, nossa gente, nossos sacerdotes.

Imagino que se se opção for por um latino-americano, o nome do cardeal Oscar Maradiaga, de Honduras, também é forte. 
 
Click na imagem para melhor visualização


 O Conclave começa amanhã e é bom pedir, como leciona o Lealzinho, em seu droptexto intitulado “Que", o Veni Creator Spiritus para que os cardeais “saibam avaliar o terreno minado no qual pisam agora. Que acertem na escolha. Que leiam todos os relatórios ... Que escolham um papa disposto a topar a parada, que não está fácil nem mole....” Pois, há muito a ser analisado e resolvido. Leia, abaixo o material publicado nas páginas amarelas da revista “Veja” da semana passada e o que diz o artigo publicado na revista “Carta Capital”, de janeiro deste 2013 a respeito das mudanças. Analise e peça venha para os cardeais e para todos nós, as luzes do Espírito Santo, Criador.
 
Click na imagem para melhor visualização
 
Click na imagem para melhor visualização
 



 

Nenhum comentário: