domingo, 17 de fevereiro de 2013

LER PARA OS FILHOS

Salomão Larêdo, escritor e jornalista

Tenho muitas experiências com livro e leitura na vida do Filipe, quando ele era pequeno: contar histórias, ouvir música, ir ao cinema, ao teatro, ao circo, corrida do Círio, atravessar de canoa a baia do Guajará para olhar Belém lá da ilha das Onças, desde, Filipe pedia, que na volta almoçássemos no Ver-o-Peso, passear pelo Tucunduba, levar na pista de esqueite, no campo de futebol, assistir jogo de basquete, esporte de que ele tanto gosta e pratica. 

Filipe

Na mesa do café, antes de levá-lo à escola, pedia: meu filho, lê pra mim a manchete do jornal e recordo certa vez, ele chegou no quarto onde eu escrevia e lia, e pediu para eu ler o “Dom Quixote”. Filipe é um grande e contumaz leitor, formado em Direito, é produtor editorial, mora em São Paulo e trabalha numa grande editora em São Paulo, e comenta competentemente os livros que lê, sou surpreendido com algumas revelações que o leitor pode ler na sequência do texto, o que me deixa, além de envaidecido e orgulhoso, com a certeza de que a direção, os ensinamentos, os valores – também éticos e estéticos - que apresentamos – eu e Maria Lygia -, os exemplos, fizeram bem ao Filipe e frutificaram e de que a missão com que sempre estive comprometido, de incentivar e formar leitor crítico, permanece valendo e deve seguir adiante. Fiz questão de publicizar esta noticia para incentivar quem começa a fazer uma experiência de leitura com os filhos, nesse rumo, embora não haja receita, mas veredas, existem e devem ser analisadas e trilhadas. Obrigado Maia Lygia e Filipe por me proporcionarem saborear prato tão nutritivo que juntos preparamos na estrada da vida, juntos, com os ingredientes do amor, ternura, carinho e afeto e muita dialética. Mais uma vez, declaro meu amor a você, Maria Lygia, minha mulher amada e ao meu Filipe. Bom domingo, bjs.

Maria Lígia e Filipe, na livraria

Nenhum comentário: