segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB TEM POLO EM BARCARENA NA VILA DOS CABANOS

O que foi, por longos anos, o alojamento para os engenheiros e encarregados da Albrás, agora abriga, desde 26 de agosto de 2008, o polo “Prefeito João Carlos dos Santos Dias”, onde funciona a UAB – Universidade Aberta do Brasil e os diversos cursos das Universidades: Federal do Pará, do Estado do Pará, Fluminense.

POR AMOR

É o que informa ao nosso blog, o professor Martinho do Carmo Barbosa, 47, coordenador do polo, que nasceu em Barcarena, é casado, professor de Matemática nos colégios da cidade, tem 2 filhos, cinco netos e é um dedicado profissional da educação que a Prefeitura Municipal de Barcarena escolheu para coordenador de importante setor de investimento. Mas, Martinho não recebe financeiramente nada mais além do que consegue amealhar como professor da disciplina Matemática, na condição de funcionário público municipal de Barcarena, ministrando aulas em diversas escolas depois de ser o gestor do polo, contando com o apoio de sete funcionários.


ARRENDAMENTO

Alegre e de bem com a vida, Martinho explica que o terreno (100X120m) retornou ao município de Barcarena em forma de arrendamento da Albrás que usou o espaço, construiu os pavilhões que hoje servem de sala de aula.

- O documento do terreno e todas as formalidades para que o polo funcione, foram cumpridos e procedidos através da Câmara Municipal de Barcarena, ou seja, está todo legalizado.

- E o que funciona aqui?

- Temos uma biblioteca, laboratórios de Biologia, química, física, 6 salas de aulas do formato presencial, um auditório para 120 pessoas, sala de tutoria, secretaria acadêmica, sala da coordenação, piscina semiolímpica e duas quadras de esportes.



Mas, o terreno é grande, mais ou menos 500 X 220 metros e contém um campo de futebol com gramado bom, arquibancadas e imenso pomar lotado de árvores frutíferas da região. Funcionam ainda, no espaço, escolas e secretarias municipais, serviço de segurança e a administração da subagência distrital da Vila dos Cabanos.




REFORMAS

Segundo Martinho, deverão ser procedidas boas e urgentes reformas nos pavilhões e o espaço cresce servindo às instituições de curso superior. Professores de diversas localidades, professores de inúmeras partes, ônibus e caros entrando e saindo, acadêmicos, alunos do nível médio, fazem o grande movimento desse polo que cresce com a dedicação e apoio da administração do professor Martinho, entusiasta pela educação, cidadão consciente e que quer investir tudo que for possível para mudar as estruturas que possibilitem melhor distribuição da renda e uma sociedade mais alegre e mais feliz porque consciente dos seus direitos e deveres.


Nenhum comentário: