terça-feira, 29 de janeiro de 2013

DE BARCARENA E OUTRAS VILAS COMO ESTÃO AS COISAS

PESQUISA ACADÊMICA

Alunas do curso de Letras da UFPA, em Barcarena, em atividade de pesquisa de campo, colhendo subsídios ao seminário que envolvia diversos cenários da cidade: o rio, a arquitetura, as gentes, feira, memória, dentre outros. Excelente o resultado da coleta de material e sobretudo de conhecimento em apresentação rica de informes gerais. Valeu e muito!




EUNICÉIA, EDUCADORA NOTA 10

Bonito trabalho faz a professora Eunicéia Fernandes Rodrigues, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. Roberto Dias, antiga escola da Montanha, em Barcarena, região dos índios Mortiguras. Gosta de ensinar, é preocupada com a educação de seus alunos, é criativa e tem consciência sócio-política que a leva a trabalhar sem se preocupar com o que vai ganhar, o que vai receber e vive feliz com seus filhos e o marido, formando uma família cheia de amor e muito entusiasmo. Eunicéia está em fase de conclusão do curso de Pedagogia na UFPA e já de olho no mestrado; leitora, procura tudo conseguir para que seus alunos pratiquem a leitura crítica que faz pensar. Professora Eunicéia Rodrigues é educadora nota 10!!!


RASPA-RASPA

Na área portuária, encontrei este carro de raspa-raspa que fornece vinho de nossas frutas, com gelo raspado, delícia que fazia a festa de muita criança pelo interior do Pará, época que não havia energia elétrica, nem geladeira e comprava-se gelo para resfriar bebidas e conservar alimentos.


ÁREA VERDE

Ainda existem – não se sabe até quando – algumas áreas verdes na Vila dos Cabanos, em Barcarena, hoje, local de muita invasão por quem procuram emprego e não tem onde morar.


CONSUMO

Já instalado, o supermercado YYamada, em Vila dos Cabanos, seu concorrente, o Líder, constrói, quase na ilharga, possante edifício do tamanho de um shopping. Sinal de que há consumidor suficiente e perspectiva de ampliação. Do contrário, eles não se instalariam. Existe Líder e YYamada em Igarapé-Miri que é vizinho ao município de Barcarena?


BARULHO

Na Vila dos Cabanos, local em expansão, é ensurdecedor o barulho de motos e dos carros de propaganda. É uma imensa e intensa poluição sonora. E ninguém toma providências.

BIBLIOTECAS

Instalações acanhadas de bibliotecas – duas apenas – uma em Barcarena sede e outra no campus da Universidade Aberta do Brasil, na Vila dos Cabanos e sempre fechadas, não há bibliotecários e o acervo, além de acanhado, é mais de livros técnicos, não há quase literatura, sobretudo, a paraense e a de Barcarena, nem pensar.



TRAVESSIA

As balsas que fazem transporte de cargas e passageiros, de Belém ao porto do Arapari, em Barcarena, demoram uma hora fazendo o percurso e o horário, é para inglês ver, nunca funciona e nem o abrigo de passageiros. Não há fiscalização de absolutamente nada. Nem em terra e nem nos rios cada vez mais poluídos.















Um comentário:

Anônimo disse...

SAUDADES DESSE AMÁVEL PROFESSOR!!! UM ABRAÇO ABRAÇADO VIU? FELICIDADES E SUCESSO!!! EDEIZA OLIVEIRA, aluna do curso de LETRAS-parfor/UFPA-BARCARENA,Pará.