sábado, 15 de dezembro de 2012

HIPNOGRAMA ONTEM A NOITE OBTEVE O 1º LUGAR NA 7ª PREMIAÇÃO DE PRODUÇÃO EDITORIAL EM MULTIMEIOS EM 2012 E O LIVRO DA ZEPPELIN COMEÇA AGORA A FAZER CARREIRA NO MUNDO!

Salomão Larêdo, escritor e jornalista



Ganhou o 1º lugar o livro HIPNOGRAMA, do competente grupo e que disputou com os trabalhos de outras equipes. A decisão unânime da 7ª premiação de Produção Editorial em Multimeios deste 2012 da Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo, aconteceu em cerimônia ontem a noite e o galardão é para a obra HIPNOGRAMA que já tem em Belém, comigo, o exemplar que ganhei de presente do meu editor Filipe Larêdo, livro com o qual, ele e sua equipe, obtiveram a nota máxima também da banca à obtenção do título em Produção Editorial com ênfase em multimeios. Vejamos, caro amigo leitor deste blog, como se compõe a importante obra.

Foto: Ian Pimentel


hipnos. Consta da 4ª capa: “Na mitologia grega era a personificação do Sono, filho de Nix (Noite) e irmão gêmeo de Tânatos (Morte). De seu palácio, ele comandava seus incontáveis filhos, os Sonhos.

grama. Do grego grámma, denota escrita, sinal, letra, texto, inscrição ou registro.

Foto: Cléderson Perez

O mundo dos sonhos é invadido por cinco artistas, que contam, cada um à sua maneira, histórias gráficas de diversos arquétipos da personalidade humana.”



E o que diz a introdução de HIPNOGRAMA ?:

“A partir dos sonhos, o homem já construiu mitos,compôs músicas, escreveu poemas e criou obras de arte. Respondeu muitas de suas perguntas e fez outras tantas. Perguntas que foram repetidas no decorrer da história e que até hoje nos intrigam. A partir delas formulamos conceitos sobre a existência, entendemos nossa individualidade e criamos símbolos coletivos.


Os sonhos são uma expressão do inconsciente; são a erupção da cor, da imagem, do instinto – dos nossos impulsos mais primitivos. Sua função é restaurar o equilíbrio psicológico, comprometido pelo excesso de racionalidade do consciente, imposto pelo dia a dia em sociedade.


Esse lado onírico e inconsciente do ser compõe nossa individualidade, misturando-se com a realidade e influenciando nossas decisões, ações e pré-disposições. Os símbolos daí gerados extrapolam as barreiras individuais e tornam-se parte do inconsciente coletivo. Passam a pertencer à humanidade. Tornam-se arquétipos. Logo, a partir das vontades do inconsciente, os arquétipos passam a ser identificados nos sonhos, perpetuando-se pelos séculos.


Então, o que são arquétipos? São imagens alegóricas cravadas no inconsciente coletivo que, projetadas na vida humana, carregam conceitos de símbolos comuns a toda a humanidade.

E assim a coletânea Hipnograma nasceu. Aqui, cinco quadrinistas brasileiros, de diferentes estilos escolheram um arquétipo do inconsciente, para apresentá-los a você, leitor: sombra, persona, duplo, renascimento e velho sábio. Juntando experiências, esses artistas decidiram ilustrar aquilo que interpretam em seus próprios sonhos.”


Antes da sombra, leio do livro, a seguinte epígrafe:

O sonho é utilizado como porta-voz do inconsciente, sua função é revelar os segredos que a consciência desconhece. C.G. Jung.

Estou fascinado pelo projeto apresentado e que se tornou essa obra denominada HIPNOGRAMA que conceituo como o livro de 2012 que é referência para o que se desejar fazer na área editorial em 2013 e em diante.

Audácia criativa da equipe editorial e dos colaboradores. Sem dúvida o trabalho reflete a genialidade do grupo que espelha o conteúdo com que foram subsidiados pelos docentes do curso. Não canso de ler, ver, olhar, observar, meditar, rever, cheirar, reolhar e meditar em cima desse produto onde vejo o reflexo do saber que Filipe, aqui, em caráter, bem pessoal e particular, obteve com as leituras de que foi capaz, ele que é avido leitor e sempre se revelou escritor, porque os textos da obra expõem um cérebro que reflete conhecimento sedimentado e muito bem. Pra mim, é uma enorme emoção que comprova a boa vereda escolhida pra trilhar.


Gosto de todos os trabalhos, porém, minha predileção é pelos resultados contidos em PERSONA e RENASCIMENTO, que mais casam com o que aprecio em termos de traço, quadro, estilo, expressão, feição, modo, corporalidade, jeito, efeito plástico, harmonia, beleza!

Parabéns a todos pelo HIPNOGRAMA que recebo com manifesto interesse e profunda simpatia e orgulho pelo conjunto estético das cabeças pensantes e executantes. Fico em ansiosa expectativa pelo lançamento da obra, em breve, para que o Brasil e o mundo possam ver uma obra de arte que nossa gente sabe fazer.


Parabéns, Filipe, meu editor. Você é um grande escritor, porque é maior leitor e imenso em sensibilidade e atento ao que vai no plano metafísico, por ser um grande ser humano preocupado com o ser humano, a obra prima do Deus-Amor em que creio e confio.

Nenhum comentário: