quarta-feira, 7 de novembro de 2012

LITERATURA PARÁ - NOVEMBRO 2012

Salomão Larêdo Escritor/Jornalista

Novembro – Entre o dia de finados e os festejos da proclamação da República e dia da Bandeira, há muito que ler. Leia!!!!


ACONTECIMENTOS


- I Salão do Livro da Região do Capim  acontece em Paragominas, de 3 a  11.É uma ação da Feira Pan-Amazônica do Livro. No dia 07, participo do Encontro Literário às 18he no dia 8, do Papo-Cabeça, às 15h. Estão na direção da Feira Pan e dos Salões do Livro, Andressa Malcher e Ana Catarina Peixoto de Brito e competente equipe.

Com a adoção dos salões do livro pelo interior do Pará, surge a chance do autor local mostrar sua produção e ser conhecido em sua aldeia para poder aspirar projeção maior. Com essa concepção certamente o escritor paraense terá mais oportunidades. Que bom vislumbrar essas mudanças que podem ser o iniciar de uma política cultural da Secult para a literatura paraense que está precisando de muito e efetivo apoio e patrocínio.

- Feira do Livro de Tomé-Açu deve acontecer na primeira quinzena de dezembro. É iniciativa da prefeitura local com apoio da Fundação Biblioteca Nacional, através do programa “Caravana de Escritores”.


DESTAQUE


Do Marajó ao arquivo – Breve panorama da cultura no Pará, obra de Benedito Nunes, cujo conteúdo tem a organização de Victor Sales Pinheiro. A Secult e a Ufpa se reuniram – que bom – para editar a obra e é o próprio reitor Carlos Maneschy quem diz: “...a presente coletânea nos dá acesso a uma boa mostra da produção de Benedito Nunes em diálogo com a cultura de sua terra...”


RECEBI:


- Imigração Japonesa na Amazônia – contribuição na agricultura e vinculo com o desenvolvimento regional, organizadores: Alfredo Homma, Aldenor Ferreira, Marilene Freitas e Therezinha Fraxe. Importante trabalho de pesquisa sobre a presença  japonesa na Amazônia brasileira, presente do dr. Alfredo Homma.

- Jornal da UFOPA, de Santarém, que vai implantar base científica na área da hidrelétrica de Curuá-Uma.

História e Natureza - nas aulas de estudos amazônicos, coleção almanaque amazônico, organizado pela profa. Francinete Gama Lacerda.

- Malditos Paulistas, romance de Marcos Rey.


NOVIDADES


- Amazônia em foco – audiobook e Aventuras de Thales - novos trabalhos da escritora paraense, de Óbidos, Bella Pinto, restaurando a memória de como se procedia  a  assistência  aos índios  nas margens dos rios  amazônicos  através dos   aviões catalinas da  Força Aérea Brasileira – FAB e dos missionários. Patrocínio do Banco da Amazônia com apoio da Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves e produção de Irene Pimentel.

- Memórias do Instituto Estadual Carlos Gomes – 1895 – 1986 – Liliam Cistina da Silva Barros e Ana Maria Adade, junto com Vicente Salles, assinam as pesquisas. Diz o superintendente Paulo José Campos de Melo, na apresentação”... informa sobre o processo de criação e implementação da prática pedagógica musical do ICG...” . O bom, é que a obra dá panorama consistente da história do “Inst. Carlos Gomes” e dos músicos paraenses.


FIQUE ATENTO


- No Campus Universitário da UFPA, em Cametá, de 20 a 23, o I Seminário de História e Educação Afro Brasileira e Indígena e a IV Semana da Consciência Negra eventos de caráter interdisciplinar de extensão acadêmica, coordenação da professora Celeste Pinto. 


LEITURA RECOMENDADA


- O Negro na formação da Sociedade Paraense, trabalho do competente pesquisador paraense, de Igarapé-Açu, Vicente Salles. Diversos textos produzidos por Vicente estão reunidos neste livro importantíssimo para quem quiser entender melhor a nossa cultura e nossa gente.

Nenhum comentário: