sábado, 10 de novembro de 2012

LEITORES, WALKYRIA E BENJAMIM FORAM ATRAIDOS PELA SEMÂNTICA ARGUMENTATIVA

12 HORAS DE PROSA E 33 ANOS DE AMOR

A leitura é o alimento imprescindível do casal Benjamim e Walkyria Magno e Silva. Ela, professora de Linguística Aplicada, atua no Programa de Pós-Graduação em Letras, da Universidade Federal do Pará . Ele, médico, que gosta de filosofia, história – sobretudo a ligada à ciência política.
Paraenses, de Belém, Benjamim provém de família marajoara, de  Muaná e na casa, a mãe lia e contava histórias  aos filhos e pra quem mais estivesse ali onde todos se embeveciam pelas narrativas e isso foi o bastante pra ingressar no mundo da leitura de onde nunca mais saiu e nem pretende.  Walkyria (Alydia Grahl Passos Magno e Silva), graduada em letras, nasceu no meio dos livros, pois os pais eram leitores e tinham biblioteca em casa. Mesmo assim, ela descobriu que o vizinho também tinha biblioteca e o da coleção de Monteiro Lobato que foi por onde começou. Leu toda a coleção.

Aí, numa festa de São João, em Campinas, SP – onde fazíamos pós-graduação-, nos conhecemos, coincidentemente e de cara ficamos conversando durante 12 horas e o que chamou a atenção mútua foi o nível de leitura e de conhecimento que ambos possuíam...
- Por isso, comenta Walkyria,  digo que,  o que nos aproximou foi a semântica argumentativa com seus ditos e não ditos, seu implícitos e não implícitos e então, casamos, em 1979 e temos dois filhos.
E como fazer com a biblioteca de cada um? Onde colocar tanto livro? Resolveram de comum acordo, doar.
- Livros não foram feitos pra ficar escondidos. Em 2009, demos tudo. Claro, ficamos com os que elegemos como melhores. Só  da área  de  Medicina, doamos  720 livros.
O que você lê presentemente? Benjamim responde:
- Releio, saboreando, com calma, Goethe, Schopenhaur, e, não podia ser diferente, Freud .
- Leio tudo- comenta Walkyria - literatura, linguística, romance, contos, biografia de aventura... E não se descuida de ler e reler sempre Fernando Pessoa, Guimarães Rosa e Machado de Assis.
O casal Walkyria / Benjamim Magno e Silva concedeu esta micro-entrevista ao nosso blog, no café da Livraria da Fox, espaço que sempre frequenta. Eles nunca saem da Livraria sem adquirir livros.

Nenhum comentário: