segunda-feira, 12 de novembro de 2012

I SALÃO DO LIVRO DE PARAGOMINAS

MAIS UM SUCESSO DA FEIRA PAN AMAZÔNICA DO LIVRO O APOIO AO AUTOR LOCAL

Salomão Larêdo, advogado, escritor e jornalista
Ana Catarina Peixoto de Brito, diretora de Cultura e Andressa Malcher Moraes, coordenadora da Feira Pan-Amazônica do Livro, da Secretaria de Estado da Cultura, inteligente e eficiente equipe estão vibrando com o sucesso do I Salão do Livro da Região do Capim realizado no Parque Ambiental Municipal de Paragominas “Adhemar Monteiro” com os lagos da Vida, Boiuna e Iara e outras atrações.


Um sucesso! Presença de público interessado que se misturava aos escritores de toda parte a artistas de todo lugar envolvidos em múltiplas atividades durante quase 10 dias, em ambiente de congraçamento e muito trabalho coordenado com eficiência para o bem da cultura e, sobretudo, da leitura que faz pensar.
Ajustes serão feitos, mas o local, não tem melhor, já pegou. Com o apoio da Prefeitura e o trabalho integrado das secretarias de Educação e da Cultura de Paragominas está garantido o II Salão em 2013.

Nesse bonito clima de festas das letras, participei, como convidado da Secult, desse I Salão, fazendo o Papo-Cabeça e o Encontro Literário, mediado pelo competente e premiado colega escritor e amigo-irmão-poeta Carlos Correia Santos e do amigo-poeta-irmão e competente artista da música , Renato Torres.

E O SALÃO E OS LIVROS

Crianças entrando e saindo do memorial - construído em madeira e coberto com cavacos-, procurando, através da educação, do livro e da leitura, saber e conhecimento que leva à cidadania. No parque, o lazer, a diversão e em toda parte as tendas com histórias e as contações de casos, os livros impressos e o arvoredo, as trilhas e os pássaros amazônicos numa ambiência de cultura que faz bem a todos, professores e alunos, novos e velhos leitores da cidade verde que se expõe ao mundo com nova feição.
Na “Revista Fox” (
www.foxvideo.com.br),deste novembro, eis o que eu disse em minha coluna(Literatura Pará): “ - I Salão do Livro da Região do Capim - Na direção da Feira Pan e dos Salões do Livro , Andressa Malcher e Ana Catarina Peixoto de Brito e competente equipe.Com a adoção dos salões do livro pelo interior do Pará, surge a chance do autor local mostrar sua produção e ser conhecido em sua aldeia para poder aspirar projeção maior. Com essa concepção certamente o escritor paraense terá mais oportunidades. Que bom vislumbrar essas mudanças que podem ser o iniciar de uma política cultural da Secult para a literatura paraense que está precisando de muito e efetivo apoio e patrocínio.”

BRILHAM OS ESCRITORES DE PARAGOMINAS

Samantha Sousa, Salomão arêdo e Nadir Rodrigues
Américo Leal, Simone Mota, Gláucia Leal, Samantha Sousa pontificaram no I Salão, em palestras, papos, nemórias lembranças e relembranças.

Samanta Sousa estava radiante com a chegada da obra “Palavra é arte” onde está com sete contos inéditos e num piscar de olhos os exemplares se esgotaram sob os aplausos dos amigos e colegas escritores.
GLÁUCIA LEAL A GRANDE MÃE DE PARAGOMINAS
Os escritores Salomão Larêdo e Gláucia Leal
No I Salão do Livro de Paragominas, o destaque para a inteligente formosura de escritora que se chama Gláucia Lygia Rabello Leal, mulher atuante, esposa de um dos pioneiros que fizeram o crescimento de Paragominas. Gláucia, mulher de fibra, mãe amável, educadora de mão cheia, professora iluminada e secretária de Cultura competente, é a grande mãe de Paragominas. Ela escreveu o livro “Paragominas – a realidade do pioneirismo -, onde conta, a saga, a história, informa a memória e prevê o futuro melhor a essa terra onde chegou, novinha e dela não mais se afastou e se tornou a afetuosa mãe que além de movimentar a cidade, envolvia todos no mutirão do desenvolvimento. Gláucia, na Cultura, Malúzia Fernandes, na Educação e Tereza, no Social deram o suporte para o arrojado e destemido prefeito Sidney Rosa fazer o alicerce para o crescimento e a pujança que o Adnan tornou Paragominas.
Gláucia Leal, escritora memorialista e poeta, emocionou a plateia no concorrido “Encontro Literário” do Salão onde falou de sua experiência e mostrou sua verve literária sendo aplaudida por gente de faixa etária variada e que reconhece estimadamente tudo que Gláucia representa para o povo paragominense.

EDUCAÇÃO – SIDNEY E ADINAN
Sou amigo de Glaúcia há muitos anos, quando, por interesse de Sidney Rosa e continuado por Adinan Demachki - que sabem que o desenvolvimento é mais perfeito quanto mais se investe em educação- trouxe o programa O Liberal na Escola às escolas do município e pudemos, junto com Gláucia, Malúzia , Tereza,Auxiliadora, Joaes, Rosemary, Edna, dirigentes e técnicos em educação e sobretudo o empenho de competentes professores da rede municipal e a participação importante de gestores, técnicos e professores da rede privada que deram vida plena a esse sério investimento e muitos outros mais – detonar uma autêntica revolução sócio-cultural e educacional que não parou mais apoiado pela gestão de Adinan e avança sempre mais e os frutos passam a ser colhidos. Em Paragominas aconteceu a mais bonita experiência na formação do leitor crítico do programa O Liberal na Escola.
Encontrar Gláucia, Auxiliadora , o prefeito Adinan e sua equipe , é uma permanente festa do coração. Através desses caros amigos , abracei emocionado e feliz todos os demais amigos de Paragominas, especialmente os queridos professores e todos que se envolvem com a educação e apostam na leitura como instrumento que faz pensar e pode formar cidadãos que modificam, pra melhor, como leciona Karl Marx, a sociedade humana.


Na entrevista no SBT de Paragominas, o apresentador Vilhena e o escritor Salomão Larêdo

ENCONTRO COM O DESENVOLVIMENTO
E daquele tempo pra cá tomei um susto quando entrei no ramal e fui percebendo a cidade e ela interagiu comigo fazendo-me sentir a existência de dinâmica diferente, que há administração e governo gestor que faz o desenvolvimento da cidade e do município e principalmente comunga com a população um espaço de feliz convívio com todos.

 Ponte dos sonhos
A cidade mudou, o povo trabalha para viver feliz em meio ao verde, à educação, à saúde e ao trabalho que faz gerar participação consciente num ambiente que a cada diz só faz melhorar, tornando-se exemplo a todos. Parabéns à administração e à população, sem dúvida, Paragominas se transformou, pra melhor!!!

Parque Boiúna

Paragominas, dista 300 quilômetros de Belém. O pioneiro Célio Miranda liderou caravana que saiu de Minas Gerais, passou por Goiás e chegou ao Pará em maio de 1959. No dia 23 de janeiro de 1961 se tornou Vila de Paragominas e em 23 de janeiro de 1965 virou município.


Crianças no Parque
PROJETO MUNICÍPIO VERDE

Primeiro foi a destruição de quase 50% da cobertura vegetal. Na administração de Adnan Demachki houve redução desse desmatamento, procedeu educação ambiental e regularizou terras, fez reflorestamento, manejo florestal e todos cooperando com o desenvolvimento sem destruir a natureza e até ganhou prêmios, 60 milhões de árvores foram plantadas.

Lá, tem a terceira maior mina de bauxita do mundo que é explorada pela empresa norueguesa Hydro Paragominas que, junto coma alunorte e albrás tomam conta do alumínio no Pará que dá ao Brasil o título de terceiro maior produtor de bauxita do mundo, voltou a investir em agropecuária e o município a investir em educação ambiental que é obrigatória nas escolas, tem Lago Verde, arena de futebol, praças, shoppings, bons hotéis e quer zerar o analfabetismo com bastante emprego nas áreas da indústria, agropecuária e serviços, afinal são quase cem mil habitantes que hoje se orgulham de seu município verde.


Nenhum comentário: