domingo, 3 de junho de 2012

LITERATURA PARÁ - JUNHO

Eta pessoal, chegou São João !!!  É tempo de leitura. Leia!!!


DESTAQUE



- Universo derruído e corrosão do herói em Dalcidio Jurandir – livro da doutora em Letras  Marli Tereza Furtado, paranaense, professora da UFPA, estudo interpretativo da obra do escritor paraense Dalcidio Jurandir. Marli faz estudo competente sobre  os romances  que compõem o  “Extremo Norte” , analisando  com cuidado e rigor acadêmico contemporâneo,livro por livro.Gosto quando Enid Frederico, na apresentação, comenta que a “...professora Marli, por meio da análise de personagem, revela-se um método bastante precioso na prospecção desse autor que seguramente  não pode circunscrever-se nos limites da Amazônia.” A cuidadosa professora Marli, nas suas conclusões, enfatiza que “[...] Dalcidio deglutiu e fez boa digestão do “popular”...revelando-se um intelectual articulado ao universo popular de sua região... conseguiu reconstituir de maneira intimista e poética o processo de decadência (mas também de resistência) de uma região e de seus habitantes, causada pela ganância do capitalismo aliado a uma estrutura arcaica de relações sociais...Ao fechar-se, o ciclo Extremo Norte revela  o fôlego de Dalcidio Jurandir nos caminhos da experimentação literária: e que fôlego! “  A editora poderia ter usado fonte maior no miolo. Li e gostei. Dalcidio e os demais autores locais merecem e precisam de analistas, críticos responsáveis e competentes,  para que  nossa literatura  transponha os pórticos amazônicos. 

LANÇAMENTOS:
Kararaô, romance de estreia do paraense Walter Freytas, músico, poeta, ator, dramaturgo,pesquisador, jornalista. Lançamento dia 12, Espaço Cultural Boiuna (Rua  Pariquis) 20 h.

NOVIDADES
- O Homem que pensava DIFERENTE – Steve Job para jovens , da autora Karen Blumenthal –, uma beleza, leia !

- O 4º Jirau da Literatura Paraense acontece  em Altamira de 7 a 10  de junho sempre objetivando valorizar o autor local, iniciativa da  UEAma – União dos Escritores da Amazônia.

- Notícias sobre cultura amazônica o leitor tem acessando o blog: www.slaredo.blogspot.com

CIRCULANDO
- Bússolas,  do competente mestre José Seráfico.

-Jovens Náufragos e Suas Batalhas, de Julio Emílio Braz.

-A Menina, O Coração e a Casa, livro de Maria Teresa Andruetto prêmio Hans Cristian Anderson de 2012.

-Pródromos da Cabanagem , do marajoara  Flávio Moreira

FIQUE ATENTO
Dia 20,  quarta-feira de 9 às 11, na Livraria da Fox tem Eneida de Moraes dentro do VI” Bate-Papo sobre a Literatura Paraense”. Na entrada, alguidar com cheiro-cheiroso e também munguzá e outras iguarias juninas. Venha, a entrada é grátis.

RECEBI:
- O casamento da Viúva Rica com o Padre Ganancioso,  livro de cordel de Olavo Alves de Castro.

DIVULGANDO O QUE É NOSSO
A Biblioteca Estadual Arthur Vianna, publicou folder sobre o artista plástico Benedicto Mello na “Série Artistas Paraenses nº 4 e  menciona: “Conheça mais sobre nossos escritores e suas obras na Seção de Obras do  Pará que condensa  livros, folhetos, periódicos, jornais, recortes de jornais, etc., que tratam do nosso Estado e da nossa ente”. Muito bem , temos que valorizar o que é nosso. Leia os autores  do Pará.

ACONTECIMENTOS
- Dias 26 e 27; oficina do programa Semear, da FCPTN, no Centur – cine Libero Luxardo.
 
PRESENTE
-Feias,quase cabeludas – contos, de Haroldo Maranhão, presente do  amigo e  bibliófilo Tenório Nascimento. Gratíssimo.

LEITURA RECOMENDADA:
- Amor de Perdição- Camilo C. Branco, literatura portuguesa

- Política para não ser idiota - Sérgio Cortela e Renato Janine .

LER É O MAIOR ESPETÁCULO DA VIDA !!!

Nenhum comentário: