sábado, 4 de dezembro de 2010

LITERATURA PARÁ

DEZEMBRO – O encantamento das leituras nas festas de fim de ano. Dê livros de presente às crianças, aos jovens, aos adultos, aos parentes, colegas, amigo invisível, e visível. Livro é sempre o melhor presente e o mais visível .Vamos ler ? !



ACONTECIMENTOS:

A Clave do poético, do filósofo Benedito Nunes. Editado pela Companhia das Letras, a obra encontra-se no catálogo do 52 prêmio Jabuti, versão 2010, pois obteve o primeiro lugar como melhor livro de teoria/ critica literária. 446 páginas e o catálogo informa que “Benedito Nunes atento investigador do fazer poético reúne alguns dos pontos altos de sua vasta produção, que abarca desde a filosofia de Nietzsche, Spinoza e Wittgenstein até o mais recente desenvolvimento da literatura brasileira contemporânea”.



LANÇAMENTOS:

Linguagem e Educação na Amazônia – faces e interfaces de pesquisas – linguagem, cultura e sociedade – organizadores: Gilmar Pereira da Silva e Doriedson Rodrigues, em três volumes, produzidos e editados pela Universidade Federal do Pará -Campus Universitário do Tocantins/Cametá, 2010 .

DESTAQUE:

Conto de Escola, Machado de Assis – são 21 páginas no formato livro de bolso para o leitor se deliciar, estudar, entender e aprender com o mestre da narrativa. Editora Biruta.

A Pequena Serenata do sapo Cantor – Christiane Gribel e Cláudio Souza - É para soltar a imaginação no caminho da leitura com os inúmeros desenhos interessantes para crianças de 8 a 80 anos.



LEITURA RECOMENDADA:

01 - Câmara Cascudo e Mário de Andrade: cartas, 1924 -1944 – são Paulo, Global, 2010. Obra com 384 páginas de muito material para pesquisa referente a história cultural brasileira por meio das correspondências entre os dois escritores.

02 – O Violino de Ingres; leituras de história cultural, obra que reúne muitos artigos de pesquisa do escritor paraense Geraldo Mártires Coelho, Paka-Tatu, -Belém – 2005, 380p.

03 – Onze Sonetos, Bruno de Menezes, edição comemorativa de 50 anos – 2ª edição – Belém – Pará. Chamo atenção para esta valiosa obra do poeta jurunense, bancada pela família e editada por Max Reis/ Maria Lenora Menezes , pela qualidade dos sonetos, premiação conquistada em 1960 e pela dedicatória do poeta à esposa Francisca Menezes: “Francisquinha: És a primeira a receber este ONZE SONETOS. Grato pelo encorajamento e valiosa cooperação. Bruno de Menezes. Em, 30/08/960”. O precioso trabalho foi-me ofertado pelo editor, o prof. Max Reis.

04 – A Cidade Sebastiana- era da borracha, memória e melancolia numa capital da periferia da modernidade, de Fábio Fonseca de Castro. O autor é mestre em comunicação, pesquisador e diz que seu livro é um estudo de intersubjetividade, uma sociologia fenomenológica. Edição do autor – 2010 – Belém 272p.

05 – Judeus do Eldorado- reinventando uma identidade em plena Amazônia. Autor: Reginaldo Jonas Heller, e-Papers, 175p. Rio de Janeiro, 2010 – A imigração dos judeus marroquinos e do norte da África para o Brasil ( Pará e Amazonas) durante o século XIX, trabalho originalmente apresentado como monografia de conclusão do curso de graduação em História.

LEIA!!! LER É O MAIOR ESPETÁCULO DA TERRA!!!!!

Um comentário:

Doriedson Rodrigues disse...

Salomão Laredo é escritor paraense que coloca a identidade do homem amazônida em suas narrativas, acabando também por expressar aspectos universais da existência humana, como na heroína Antônia, de Antônia Cudefacho, mulher nascida no interior de Cametá, Pará, Brasil,mergulhada entre pobrezas e ações que permeiam a construção do universo feminino em um mundo marcado pelos posicionamentos mais que machistas.

Doriedson Rodrigues - UFPA