sábado, 8 de janeiro de 2011

LITERATURA PARÁ

Janeiro, primeiro mês do ano de 2011, aproveite para colocar a leitura em dia. Há muitas novidades. Vamos ler ?
ACONTECIMENTOS – O livrômetro registrou que o brasileiro adquiriu em 2010 850 milhões de livros ( de toda espécie, claro) . Quanto terá adquirido o paraense ? Para o mercado livreiro, comprar é muito bom e para a cidadania cultural, o mais importante é adquirir e ler.

RECEBI - Sonoro Diamante Negro, de Suely Nascimento, jornalista paraense, de Belém, prêmio Funarte – 2010. A trajetória do sonoro Diamante Negro está registrada nessa obra da Suely Nascimento - ofertou-me exemplar autografado - que, através de documentação fotográfica preserva a história do sonoro de seu pai Sebastião Nascimento – falecido dias antes do lançamento do livro - que mantinha sua aparelhagem equipada e organizada para tocar em festas de todo tipo na gostosa Belém de outrora, inclusive em bailes da saudade, inúmeros. A obra tem o formato de um disco de vinil chamado LP – Long-Playing.
LANÇAMENTOS

1 - Vila do Conde em verso e prosa – coletânea dos alunos do ensino infantil da escola da Montanha em homenagem ao aniversário de Vila do Conde, em Barcarena. A iniciativa e o apoio é da Imerys Rio Capim Caulim e da Secretaria Municipal de Educação de Barcarena. Os poemas foram apresentados ao público na II feira de responsabilidade social de Vila do Conde.

2 - Macaco, Leão ou Porco? , o abuso do álcool e seus problemas, de Fernando Behrens e Gian Calvi, 32 p. e a Flauta , o Menino e o Gigante, de Alison Sage e Gian Calvi, 28 p. Global editora, fazem parte da coleção “Crianças Criativas”.
DESTAQUE

Toda a Poesia de Jorge Ramos – livro organizado por Celso Luiz Ramos de Medeiros – Brasília, 245p. 2010 – É uma coletânea de poemas e prosas do ex-prefeito de Bragança , político considerado grande tribuno, Jorge Ramos ,autor de textos literários que seus conterrâneos destacam e se orgulham, com justa razão, pela produção poética vigorosa e alentada que em boa hora e feliz oportunidade a sensibilidade de Celso Medeiros editou. O amigo, publicitário e comunicólogo José Severo Maia, também bragantino, fez-me a oferta desse importante trabalho que enriquece a literatura paraense.
LEITURA RECOMENDADA:

01 – A Oração de São Francisco – uma mensagem de paz para o mundo atual - Leonardo Boff - sextante –

02 – São Benedito da Praia – Bruno de Menezes – PMB/Semec-1986 – O poeta e folclorista paraense que nasceu no bairro do Jurunas, conta como surgiu o mastro e o festejo e tudo o mais do entorno do Ver-o-Peso.

03 – Como e por que ler – Haroldo Bloom – Objetiva – o crítico literário Bloom, recordo, em entrevista, mencionou que a informação está mais ao nosso alcance. Mas a sabedoria, que é o tipo mais precioso do conhecimento, essa só pode ser encontrada nos autores da literatura

04 – Altar em Chamas – João de Jesus Paes Loureiro – Civilização Brasileira – Com prefácio do crítico literário Fábio Lucas, os poemas do paraense de Abaetetuba se apresentam à fruição do leitor em visita ao Bar do Parque onde a “tísica noite cospe a madrugada... bocas em concha cultivam , pérola, o beijo...” Capa do artista plástico Osmar Pinheiro Jr.

05 – Ai vai meu coração –Ana Luisa Martins – as cartas de Tarsila do Amaral e Anna Maria Martins para Luis Martins – A romancista Lygia Fagundes Teles felicita Ana Luisa por publicar as cartas, importantes para o entendimento da literatura paulista .
LEIA!!! LER É O MAIOR ESPETÁCULO DA TERRA!!!!!

Nenhum comentário: