segunda-feira, 1 de novembro de 2010

LITERATURA PARÁ - MÊS DE NOVEMBRO

ACONTECIMENTOS:

01 – Chegando mais uma edição do livro “ Onze Sonetos” do poeta paraense que nasceu no bairro do Jurunas, Bruno de Menezes.

02 – “Sonoro Diamante Negro” é o livro da jornalista paraense Suely Nascimento, que será lançado no Jurunas, dia 18, às 19h na sede do São Domingos Esporte Clube.

03 – Será lançado no 1º semestre de 2011 o livro “Berlinda- Asas para o fim do mundo”, do jornalista paraense Ronald Junqueiro, um dos cinco contemplados da região Norte com a bolsa da Funarte de criação literária, após rigorosa seleção feita por júri formado por especialista em literatura.

04 – “ Sem dizer adeus “ é a peça que o grupo de teatro “Cuira” encenará neste mês. De autoria do competente escritor paraense e dramaturgo Edyr Augusto Proença, que também dirige o espetáculo, tem como protagonistas Zê Charone e Cláudio Barradas nos respectivos papéis de Dalila Ohana, e seu amado, o ex-governador Magalhães Barata.

05 – A cidade de Castanhal conta agora com um “sebo” à rua Lauro Sodré, bem no centro da cidade.

06 – A Livraria da Fox, na trav. dr. Moraes, em Batista Campos, é o ponto de encontro de escritores, artistas e intelectuais que são recepcionados pela inteligente e atualizada livreira Deborah Miranda e sua equipe num agradável ambiente Cult.

RECEBI:

01 – Políticas públicas, desenvolvimento, unidades de conservação e outras questões socioambientais no Amapá - Lygia T.L.Simonian ( organizadora), 516p. – Belém – 2010 – Naea-Ufpa/Mpeap. Coletânea de artigos e outros textos importantíssimos para o conhecimento de nossa região, empenho da professora Lygia Simonian - precisa ter mais apoio em seu trabalho - que continua ofertando enorme contribuição à pesquisa na região Amazônica.

02 – TJE-restauração e adaptação do antigo Instituto Lauro Sodré, Belém, 2010 - 132p e Memória dos 135 anos: do tribunal da relação de Belém ao tribunal de justiça do Estado do Pará – 214p – Belém- 2010.Dois importantes trabalhos que restauram parte da memória do TJE e do ILS. Tomara dr.Rômulo Nunes, se empenhe em publicar toda memória do famoso Instituto Lauro Sodré, hoje, vetusto palácio da justiça.

LANÇAMENTOS:

01 –Viajantes –cadernos de anotações –, de Olímpia Reis Resque, bibliotecária e pesquisadora paraense, Museu paraense Emilio Goeldi, 2010 – Belém – Pará.

02 - Amazônia –patrimônio nosso de cada dia – da escritora paraense, de Óbidos, Bella Pinto de Souza – Belém – Pará.

1 – A irmã do Sol e navio Fantasma – clássicos universais adaptados por Ana Maria Machado. São Paulo -Global,32p.

DESTAQUE:

01 – A professora Celeste Pinto coordena a 2ª Semana da consciência negra do campus universitário do Tocantins/Ufpa/Cametá-identidade e resistência negra – que acontecerá de 18 a 20 de novembro. Informações no blog:www.historiaemcampo.blogspot.com.



LEITURA RECOMENDADA:

01 – Música e Músicos do Pará – 2ª edição corrigida e ampliada- Secult/Seduc, 2007, - Belém – Pará, 370p. – autoria do jornalista, pesquisador e escritor paraense, Vicente Salles. Livro importantíssimo à nossa memória musical e cultural, fonte primária certa e segura de pesquisa .



02 – Travessuras da menina má, A Festa do Bode, Pantaleão e as Visitadoras, A Cidade e os Cachorros – Mário Vargas Llosa – que ganhou o Nobel de Literatura deste 2010 e receberá o prêmio em dezembro. Llosa é peruano e latino-americano.





LEIA!!! LER É O MAIOR ESPETÁCULO DA TERRA!!!!!

Nenhum comentário: