segunda-feira, 5 de outubro de 2015

OS 50 ANOS DE TEATRO DO GERALDO SALLES E A EXPERIÊNCIA RICA EM ARTE CÊNICA DO GRUPO EXPERIÊNCIA

Fizemos questão de ir assistir novamente a peça “Ver de Ver – O – Peso, eu e Maria Lygia, no teatro estação Gasômetro, para homenagear - nessa temporada: 2, 3 e 4 de outubro - nosso querido amigo Geraldo Salles, professor, diretor, ator, escritor e ser humaníssimo, que completa 50 anos de serviço amoroso ao teatro, porque temos que valorizar o que é nosso, aplaudir nossa gente, nossa cultura, nossa arte, a vida longeva da peça em cartaz com sucesso, pela segurança da direção, o brilho da interpretação firme e bem marcada do elenco: seis atrizes e nove atores que estão em cena oferecendo-nos o melhor. 


A arte teatral é uma das mais exigentes, requer do ator /atriz, entrega total, chega a exaurir (e aqui no Pará, é fisicamente extenuante e financeiramente inviável pela falta de apoio, de espaços apropriados), por isso, é agradabilíssimo ver, em cena, na ribalta, demonstrando seu amor e carinho à arte cênica, aos 93 anos, a encantadora e charmosa Nilza Maria, dona do seu nariz, que, no carinho de seus colegas, virou entidade, daquele tipo de artista que paira acima do bem e do mal. 


Nilza e Geraldo, junto com Cláudio Barradas, Nazareno Tourinho, são todos, realmente ícones, entidades de nossa cultura, dos quais nos orgulhecemos, agradecemos e aplaudimos, de pé. Acompanhei o grupo Experiência, fundado pelo Geraldo Salles e outros, em seus primeiros passos, 1971, na época, dentre outros, com José Antonio Cruz, (produtor) Afonso Klautau,(no elenco, com outros companheiros) plena ditadura militar, encenando o ambicioso “Jesus Freaks” na igreja de Santo Alexandre e posso afirmar, que é grupo de teatro genuinamente paraense, nosso, do qual devemos todos, ter orgulho, venceu as dificuldades, é vencedor e digno de encômios. 


Parabéns, Grupo Experiência, parabéns Nilza Maria, parabéns Geraldo Sales, por tão grande exemplo de amor e fidelidade à arte, atividade que se expressa no contato direto com o público e só assim pode lecionar que a vida realmente é muito pequena para tanto amor. Bjs - P.S. o premiado diretor Geraldo Salles, sempre generoso, carinhosamente, ao agradecer as presenças, dedicou-nos o espetáculo. Emocionado, agradeci e as fotos comprovam os fatos do elenco, eu e Maria Lygia com Geraldo e com o Paulo. Viva!!! Parabéns!!!!

Nenhum comentário: