segunda-feira, 2 de março de 2015

O MELHOR DA LITERATURA BRASILEIRA PRODUZIDA NO PARÁ. LEIA AQUI!

Salomão Larêdo, escritor e jornalista


Estamos em Março de muitas chuvas que indicam fertilidade e por isso é o mês da mulher, propício à leitura. Leia! Ler é o maior espetáculo da vida e se estiver aconchegado ao seu amor, melhor. Leia sempre e cada vez mais!!!


LANÇAMENTOS 

- Nas Alturas, romance de Camila Gattai, lançamento da Empíreo, no Rio de Janeiro, dia 5. O livro chega a Belém na próxima semana.



- Saem dia 5 de março, na França, "Belém" e "Moscow", os dois primeiros romances, do escritor paraense, de Belém, Edyr Augusto Proença, em versão "Livro de Bolso". No mesmo dia, a Asphalte lança o terceiro romance, do Edyr Augusto, denominado "Nid de vipères". Quem quiser adquirir, pode ir à fnac.fr, na data e adquirir.

ACONTECENDO 

O escritor Alfredo Oliveira, Prêmio Nobre de Literatura, nos informou que ainda neste primeiro semestre lança seu novo livro “Conflitos e Sonhos de um Aprendiz”. É uma obra que contém a história de uma parte da adolescência do Alfredo, da Belém da década de 1950 e tem um capítulo sobre a história de Castanhal. O trabalho já foi editado e entre em produção gráfica.


DESTAQUE

"A tradição oral no ensino de línguas indígenas: uma proposta para o povo Parkatêjê", obra de Nazaré Moraes, resultado da dissertação de mestrado, Nazaré conta: “ O parkatêjê é uma língua ameaçada de extinção. Assim como grande parte das línguas indígenas, não está mais sendo aprendido pelas crianças. Somente os mais velhos possuem fluência; os jovens a entendem parcialmente, mas não a falam.
A proposta que apresento direciona-se ao ensino formal, mas considera a tradição oral desse povo em primeiro plano no que diz respeito ao ensino/aprendizagem da língua indígena. O livro está à disposição nas bibliotecas da UFPA e de outras universidades brasileiras, graças ao serviço de intercâmbio de nossa amiga Alzira Rosa. Pode ser adquirido diretamente comigo ou pelo site www.clubedeautores.com.br Em média, o valor é de R$30,00”.



NOVIDADES

- O romance OLHO DE BOTO, que tem como tema a homoafetividade e ansiosamente esperado pelo público leitor, tem previsão de lançamento para este semestre. Aguardem. 

LEMBRANÇA 

Espaço evocativo da memória de autor autóctone que já nos deixou. Vicente Salles, escritor paraense, historiador, antropólogo jornalista, nasceu na Vila de Caripi, Município de Igarapé-Açu, no dia 27 de novembro de 1931 e faleceu no dia 07 de março de 2013. Dentre suas obras, destacamos: A modinha no Grão-Pará, O negro na formação da Sociedade Paraense, Música e Músicos do Pará,Os Mocambeiros, Memorial da Cabanagem, O Negro no Pará sob o regime da escravidão, dentre outros. 



LEITURA RECOMENDADA 

- Conflitos sociais e a formação da Amazônia – Marianne Schmink & Charles H. Wood. A obra é resultado de 13 anos de pesquisa análise e redação do estudo aos problemas amazônicos, sublinhando o Pará. 


- Lei é lei e está acabado, obra do dramaturgo paraense, de Belém, Nazareno Tourinho. Peça teatral proibida pela censura do governo militar, em 1971.

- Folhas, livro de poemas da poeta marajoara, paraense, de Muaná, Adalcinda Camarão.

- Magma, da poeta paraense, de Belém, Olga Savary, o primeiro livro editado por uma mulher só com poemas eróticos.


Nenhum comentário: