segunda-feira, 16 de março de 2015

CÔNEGO BENEDITO CHAVES MENDES SEARA, JURUNENSE COM FAMA DE SANTIDADE

Salomão Larêdo, escritor e jornalista 

Ao saber da morte, no dia 16 de março de 1988, a nação jurunense toda foi prestar homenagem ao seu filho padre, o cônego Benedito Chaves Mendes Seara, que nasceu em Belém, no dia 03 de agosto de 1939, cresceu, viveu, trabalhou e morreu no Jurunas. 


Negro, Benedito teve dificuldades para entrar e permanecer no seminário. Foi colega de David Larêdo que também quase não é aceito no seminário metropolitano de Belém. Os dois foram estudar Filosofia e Teologia no seminário regional do Nordeste, em Recife e da turma de quase trinta seminarista de Belém, foram os únicos que se tornaram sacerdotes (Enquanto Padre David Larêdo foi ordenado sacerdote em l968, o Padre Benedito, decidiu que sua ordenação sacerdotal seria no dia 22 de janeiro de 1977, na Igreja da Conceição, onde seu colega David era pároco, em Belém, por dom Marcelo Pinto Carvalheira, bispo de João Pessoa, Paraíba) -, cônegos e párocos, em Belém. 



Benedito Chaves era formado em história e mestre de cerimônias da arquidiocese, pároco de Santa Terezinha, construiu a atual igreja onde foi sepultado e seu túmulo é muito visitado, pois, por sua bondade, corre fama de sua santidade. 



Nenhum comentário: