sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

OS 40 ANOS DE NOSSA TURMA – FACULDADE DE DIREITO – UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Salomão Larêdo, escritor e jornalista

Passei no vestibular de 1971 da UFPA – aliás, o único que havia em Belém, na época. Ouvi meu nome na lista dos aprovados pela Rádio Club do Pará, na tarde do dia 21 de janeiro de 1971, oh espera sofrida e era aniversário de meu irmão Abrão. Por sermos da primeira turma da chamada "Reforma Universitária", de um período político difícil no Brasil em que o MEC cultivou a dispersão por óbvios motivos, começamos a ter aulas no Campus do Guamá, de apelido "Vietnã " que tinha só alguns pavilhões. Em 1972 passamos a ter aulas no prédio da Faculdade de Direito, no Largo da Trindade e aí conheci Maria Lygia da Cunha Nassar, que em 1973 comecei a namorar e nos casamos em 1974. 

Uma parte da turma da noite na escadaria do Forum do Tribunal de Justiça do Pará, em Belém

No dia 18 de dezembro de 1974, era a colação de grau e embora fosse a minha turma, não colei grau com essa turma (muitos, cujos nomes constam aqui, também não colaram grau com essa turma), da qual fazem parte, da turma, muitos que elenquei porque começaram o curso, juntos e não da colação. 

Turma com a qual Salomão Larêdo colou grau, em foto na frente da Faculdade de Direito.

A turma, no curso, dividida em duas, da manhã e da tarde/noite, era composta por: Maria Lygia Nassar Larêdo, Salomão Larêdo, Maria de Jesus Pinto Ferreira, Mily Moreira, Mailô Veloso, Cláudio Luis Silva de Moraes Rego, Doris Ireni Cyrus, Ilda Bezerra, Antonio da Silva Lira, Antonio Cabral de Castro, José Acreano Brasil, Ana Amarilis, Vera da Cunha Pessoa, Luis Carlos Carvalho, Vera Lúcia Alves, Antonio Vivaldo Sampaio, Henrique Miranda, José Augusto Torres Potiguar, Hilda Piqueira Diniz Barra, Icarai Dias Dantas, Paulo Lamarão, Regina Lucia Brito Furtado, Amélia Ribeiro Pina, Silvia Rosa Borges, Hamilton Sant’Anna Pegado, Edgard Lobato de Almeida, Nélio Fernando Gonçalves, Domingos Braga, Neuza da Paz Machado da Paixão, Hilma Lima de Oliveira, Tereza de Jesus Corrêa, Therezinha Bezerra, Nilza Ferreira, Francisco (Francis) Salles, Jandira Salles, Annete Borborema, Esther Lancry, Marilia Abreu, Eliel Silva, Leila Badarane Jorge, Maria Luiza Nobre de Brito, Ceres Beckmann, Graça Moreira, Evangelina Farah, José Maria Veloso, Wagner Lira, Elizabeth Sparano, João Batista Sá Filho, Edmundo Pereira, Sônia Hage Amaro Pingarilho, Maria de Nazaré Cordeiro, Maria Lucia Loretto, Maria Consuelo, Maria Lúcia Simões Pantoja, Maria Placidina Barbosa, Otacilia Braga, Rosita Sidrim Nassar, Graça Bendelack Santos, Fátima e Clarisse Klautau, dentre outros. Foram chamados à vida eterna: Ló Marival de Santa Helena Leal Monteiro, José Cândido Barros, José Castilho Levy, José de Freitas Leite, Carlos Arruda, Francisco Oliveira. 


Fomos todos colegas convivendo quatro anos num cotidiano de aulas de um tempo de superar sofrimentos densos e intensos de muitos apertos, sobretudo financeiros e muitas dificuldades em busca dos ideais e dos sonhos num contínuo aprendizado ao conhecimento à vida profissional nascente. 

A foto oficial da formatura de Maria Lygia

Maria Lygia Nassar Larêdo, que adora o direito, atua na Junta Comercial. José Augusto Torres Potiguar , no Ministério Público Federal. Nélio Gonçalves e Maria Luiza Brito, juízes trabalhistas aposentados, Rosita Sidrim Nassar, desembargadora federal e José Acreano Brasil e muitos outros estão com seus escritórios de advocacia e em outras atividades afins. 

Maria Lygia com a beca de colação; com o paraninfo, seu pai João de Queiroz Elias Nassar e logo atrás, aparecem, a mãe, a profa. Lygia da Cunha Nassar e a filha caçula Rita da Cunha Nassar

E inobstante ser inscrito e registrado na OAB-Seção do Pará e por conseguinte ter o titulo de advogado, consolidei o que todos sabem sempre quis ser: jornalista e escritor e amar a Maria Lygia e o nosso filho Filipe, que junto comigo, louvamos e agradecemos ao bom Deus pelo dom da vida , oportunidade dos estudos e tudo que nos proporciona e erguemos um brinde à turma querida que faz parte da aurora de nossa vida profissional. 

Foto de formatura do Salomão Larêdo e comemorando a formatura com Maria Lygia

Parabéns!! Felicidades caríssimos colegas do curso de Direito da UFPA, 1974, pelos 40 anos de formatura. Recordando as páginas daquela vida de estudantes do curso de Direito da UFPA, no velho Casarão, que virou a história viva e a memória coletiva e de cada um, com imensa saudade e com muito carinho e ternura, recebam, queridos colegas, o nosso feliz abraço abraçado neste dia 18 de dezembro de 2014, afetuosamente: Salomão et Maria Lygia Larêdo. 

Nenhum comentário: