sexta-feira, 12 de setembro de 2014

VEJA O CIDADÃO TRANSEUNTE E A CIDADE TRANSITIVA NA LITERATURA PARÁ QUE ESTÁ NA REVISTA DA FOX DESTE SETEMBRO.

LITERATURA PARÁ

Nos tempos de Setembro, cheios de bossa e calor, a mesma certeza: ler é o maior espetáculo da vida!

LANÇAMENTOS

- livro de Suely Sinimbú Miranda Lobato e Cesarina Corrêa Lobato.


- Belém: Floresta dos Telhados, obra poética de Ronaldo Franco, Noélio Melo e Sandro Barbosa.

LEMBRANÇA

Espaço evocativo da memória de autor autóctone que já nos deixou: Abguar Bastos, escritor paraense, de Belém, radicado em São Paulo tecia seus trabalhos – romances, folclore, ensaios e publicou: Vozes do Acontecido – Fatos e testemunhos; Memorial da Liberdade, dentre muitos outros livros. Sócio-fundador da Associação Brasileira de Escritores, hoje UBE, de São Paulo e a Ordem Nacional dos Escritores. Foi também deputado federal pelo Pará.

DESTAQUE

O Cidadão Transeunte, livro do escritor paraense Armando Dias Mendes. Sobre ele, o prof. Benedito Nunes, escreveu: “Autor de a Cidade Transitiva, Armando Mendes poderia ser chamado por este trabalho de agora, transeunte de uma cidade itinerante, onde tudo é passageiro e lugar de passagem: o cidadão, a cidade, os assuntos, as fantasias. Ele mesmo se considera “avivador de transiências”. Avivador e aviador, esta última palavra no sentido de quem vende ou fornece mercadorias. São mercancias várias, lembranças aviadas conforme o passar do tempo...” Há também poemas no livro do prof. Armando Mendes, que BN chama a atenção: “... exige um leitor atento e ágil, apto a saltar da  prosa da vida à poesia, e a retornar, em outro timo, da poesia à prosa da vida”.



RECEBI

-A Ação dos Salesianos de Dom Bosco na Amazônia, trabalho organizado por Mauro Gomes da Costa, memorial sobre a presença salesiana na Amazônia que começou em São Gabriel da Cachoeira – Rio Negro/Amazonas, em 1915. Trabalho que de certa forma, marca os festejos do centenário da congregação salesiana em nossa região, incluindo o Pará. O livro acima foi ofertado pelo padre João Mendonça, diretor do colégio salesiano, em Ananindeua.  


- O Cidadão Transeunte e A Cidade Transitiva, livros do prof. Armando Dias Mendes, paraense, de Belém, oferta do médico Eduardo Braga Filho.



LEITURA RECOMENDADA

Carlos Gomes no Pará, trabalho do professor e escritor Clóvis Moraes Rego, obra que faz parte da série “memórias especiais”, iniciativa do departamento de física e matemática, da UFPA.

Purus – histórias de ontem – estórias de hoje, obra produzida pelo escritor Líbero Luxardo.

A Jangada – oitocentas léguas pelo Amazonas - obra de Julio Verne.



Ficções do ciclo da Borracha – A selva – Beiradão - O amante das Amazonas – livro de Lucilene Gomes Lima
Sete Cabeças, livro de Bruno Godoi – o escuro nunca foi tão surpreendente. Conseguirão sobreviver? O que há em comum entre Anton Levey e os três desconhecidos?
A Cidade Flutuante, livro ficcional de Daniel Dias – seu mundo nunca mais será o mesmo – Para salvar o mundo ela estaria disposta a destruir seu passado?



Primeiro de Maio, organizado por Marisa Lajolo, contendo textos de Monteiro Lobato, Olavo Bilac, Mário de Andrade, Carlos Vogt, Nilza Amaral, Oliveira Silveira, Lourenço Diaféria.



Paíz das Pedras Verdes, livro de Raimundo Moraes, texto com assuntos variados ligados ao tema de gosto do escritor: a Amazônia.



A Estrada e o Rio, romance do escritor Virginio Santa Rosa.

Galvez Imperador do Acre, livro ficcional de Márcio Souza.



Leia esta coluna todos os meses na Revista Fox







Nenhum comentário: