sexta-feira, 8 de agosto de 2014

O ESCRITOR PARAENSE VICENTE SALLES É O GRANDE HOMENAGEADO NO PRIMEIRO NÚMERO DA REVISTA DA ACADEMIA PARAENSE DE MÚSICA


LITERATURA PARÁ 


Salomão Larêdo Escritor/Jornalista 





Agosto, no mês da cultura popular, ler é o maior espetáculo da vida! 


ACONTECENDO 







- As trombetas do encontro internacional do XVIII IFNOPAP prosseguem em atividades com o imaginário do Pará nas suas formas narrativas orais até dia 9 no Baixo Amazonas, de Santarém a Oriximiná, com atividades dentro e fora do campus flutuante da UFPA. 












- Em São Paulo, a Bienal do livro acontece de 22 a 31 deste agosto e muita gente do Pará, presente a este importante evento literário nacional. Mas, o nosso, aqui em Belém, vai acontecer. Leia a seguir 






NOVIDADES 










Vem aí, com muitas novidades a FLiPA – Feira Literária do Pará – em sua primeira versão - Promoção dos escritores paraenses e da Livraria da Fox que vai abrigar, dia 18 de outubro, apenas dez autores convidados em meio a experiência da iniciativa de valorizar o autor local e o que ele produz. A tendência é crescer comedidamente e ir agregando, em outras feiras, mais autores, na filosofia da cooperação, do congraçamento, estima e respeito uns pelos outros. Mais informes, na mídia local – inclusive o lançamento da atividade literária - e nesta revista, no mês de setembro. 










LANÇAMENTOS 






- Para setembro, os poetas Ronaldo Franco, Noélio Melo e Sandro Barbosa, estão trabalhando no sentido de lançar o livro de poemas denominado: “Belém: Floresta dos Telhados”. 










- Livros importantes, lançamento nacional da EMPÍREO, editora paulista, já fazem o maior sucesso em Belém, na Livraria da Fox, são eles: “Desnamorados” “Zon” e “elas preferem as uvas verdes”. Já leu? 




CIRCUITO

Paragominas recebe no final deste agosto, o Circuito Literário do Banco da Amazônia – estarei presente - através da Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves- FCPTN -.

LEMBRANÇA

Espaço evocativo da memória de autor autóctone que já nos deixou: Sant’Anna Pereira (falecido a 13 de julho deste 2014), poeta paraense, de Santarém, letrista, publicou: Os Palmitais, Invenção de Onira, A Torre de Diaphanus, Os Saparás”, dentre outras obras literárias.



Registramos neste espaço a perda dos seguintes escritores de renome nacional e importantes na literatura brasileira: Ivanildo Junqueira, Ubaldo Ribeiro e Ariano Suassuna

DESTAQUE

Revista da Academia Paraense de Música nº 1, circulando em edição que presta homenagem ao antropólogo e pesquisador paraense Vicente Salles e está recheada de material significativo de nossa cultura e se torna fonte importante de pesquisa, a destacar o artigo da profa. Maria Lenora Menezes de Brito sobre “Puget, um músico paraense” e o texto: “ A cidade apregoada por vendedores de Belém”, de Eliana Cutrim e há ainda o primoroso e gostoso texto de apresentação da revista feita pela professora Lenora Brito. Imperdível. 



RECEBI

- “Hornest Nest”, livro editado e publicado na Inglaterra, circulando em Londres, do escritor paraense, de Belém, Edyr Augusto Proença, que presenteou-me, autografado, claro. Edyr Proença, competentemente, vai, pouco a pouco conquistando o mercado europeu.



- Jornal da UFOPA – Universidade Federal do Oeste do Pará – com informes da posse da primeira reitora, profa. Raimunda Monteiro e destacando o apoio aos artesãos de cuias num programa de extensão com registro da marca.



LEITURA RECOMENDADA

Lei é Lei e está acabado, peça teatral do escritor paraense, de Belém, Nazareno Tourinho.

A Educação dos Cinco Sentidos, de Haroldo de Campos, com um cd de áudio com leituras do próprio poeta. 



Belém, Belém, livro do escritor Alfredo Oliveira, paraense, de Belém, abordando assuntos da vida em Belém há alguns anos. Memória importante.



Você pode, também, conferir esta coluna na revista Fox do mês de Agosto.

Um comentário:

Ademir Braz disse...

Gostei do anúncio da FLIPA, iniciativa que infelizmente demorou a chegar. Parabéns.
Se Deus me permitir, irei vê-la.
Abraços
Ademir Braz, de Maraba