quarta-feira, 3 de setembro de 2014

O USO DAS TOALHINHAS, O HÁBITO CULTURAL, OS TAMPÕES E A INDÚSTRIA DO DESCARTÁVEL QUE GEROU O CONSUMIDOR PELO SISTEMA CAPITALISTA DIANTE DO CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO.

Salomão Larêdo, escritor e jornalista


Em prosa descontraída, amigo médico, observador, chamou-me a atenção para o uso de toalinhas - verdes, vermelhas, azuis, de todas as cores - sobretudo, por mulheres de todas as idades e frisou a questão da higiene, pois com elas, as usuárias aparam secreções como espirros, tosses, limpam nariz, boca, mão, os olhos, se abanam, enxugam o suor, lágrimas, babas, pousam nos ombros, enrolam, úmidas nas mãos e as usam o dia inteiro e colocam nas bolsas e no dia seguinte, as reutilizam, sem lavar e não sendo descartáveis, a proliferação de bactérias é grande. 


Leitor deste espaço, tu já observaste isso? E sem fazer qualquer tipo de apologia ou crítica, uma pequena conversa em que se mostrasse às usuárias a necessidade de tê-las, por educação, saúde, higiene, etiqueta etc, sempre bem levadas, pegaria bem mostrando que poderiam viver sem elas? Ou, quem sabe, se for de todo impossível largar esse hábito, desfazendo as toalhinhas infectas que parecem ter virado hábito cultural, quem tivesse condições, usar as de papel, descartáveis e por isso, mais higiênicas. 


É uma discussão pertinente, caro leitor, relembrando os tempos em que as mulheres, por ainda não estar em vigor a indústria do descartável, imposta pelo sistema capitalista praticado no mundo inteiro, incentivando o consumo até pelo número crescente de habitantes, pessoas do sexo feminino, as mulheres usavam calcetas fabricadas de peças de tecidos, domesticamente e panos higiênicos, chamados tampões como aparas ao sangue menstrual e hoje, o hábito das calcinhas feitas industrialmente e chamadas de lingerie e dos absorventes íntimos modernos, essa prática do tampão, deve, se não me engano, estar quase em desuso ou totalmente abolido. Será que o caminho não seria por aí para acabar com o uso de toalhas infectas que podem evitar afecções. Qual tua opinião amigo leitor deste espaço?

Nenhum comentário: