segunda-feira, 23 de junho de 2014

QUE LIVROS OS JOGADORES DA SELEÇÃO BRASILEIRA ESTÃO LENDO NA CONFORTÁVEL GRANJA E AS OUTRAS SELEÇÕES? A COPA DO MUNDO DE 2014, O PADRÃO FIFA, O CONSUMIDOR, LEITURA, MÚSICA, A VIDA DIGNA, ETC, LEIA A CRÔNICA DO ESCRITOR SALOMÃO LARÊDO!


Salomão Larêdo, advogado, escritor e jornalista


SÃO LEITORES? 

Qual o grau ou nível de escolaridade e cultura dos jogadores da seleção brasileira? Quais os livros que leram ou que estão – se estão – lendo na grandiosa, espaçosa e imponente Granja Comary – que tem acomodação moderna, luxuosa, confortabilíssima - será que tem uma biblioteca lá na nessa granja? Os jogadores da seleção, são leitores? Ouvem Mozart, Carlos Gomes, Choppin, Waldemar Henrique, Villas-Lobos, Chico, Caetano, Pinduca, Maestro Izoca, Nilson Chaves, escutam PMB? Este é assunto que a mídia não aborda. Será para não perder o foco? O assunto só pode ser futebol, tática para milhões?


SALÁRIO

Quanto ganha o jogador de futebol profissional no Brasil? Quanto ganha cada jogador da seleção brasileira? Qual o salário pago pela CBF, pelos clubes, a seus jogadores? Quanto faturam quando obtém vitórias? Quanto ganham pela publicidade que fazem e pelas logomarcas expostas no material que usam, como bonés, camisetas, tatuagens?




OUTRAS

Quanto ganha os outros jogadores em outros, clubes, em seus times fora do Brasil? Quanto recebe cada jogador para jogar na seleção do seu país? 

Os jogadores de futebol, estudam? Leem? Fazem pesquisa?

UNIÃO, ENTROSAMENTO, ONDE?

Pelo que sabemos pela imprensa, os jogadores que se reúnem num determinado momento para jogar pela seleção de seus países, com rara exceção, todos estão fora de seus países de origem, nos grandes times europeus, ganhando uma fortuna. Estão todos ricos. É isso copa do mundo? É isso seleção de um país? Ou isso é que globalização, polarização, pós-modernismo, interrelação?

LITERATURA

Que bom se a imprensa informassem coisas do tipo: hoje pela manhã, o treinador leu aos jogadores, um capítulo do livro Marajó, de Dalcidio Jurandir ou o Carro dos Milagres, de Benedito Monteiro, Machado de Assis, Lindanor Celina, Guimarães Rosa, Ernani Chaves, todos traduzidos para o russo ou romeno ou inglês, italiano? Jogador fulano de tal concluiu a leitura na noite passada, do “Ulisses,” de James Augusta Joyce!!! Ou, o jogador grego leu o livro na “Planície Amazônica” do escritor paraense Raimundo Moraes!

CUSTOS ALTOS

Cada país, quanto gasta numa copa do mundo com a seleção, treinador e etc? Há quanta gente apoiando?


Deve ser um monumento, um montante imenso de recursos que a copa do mundo de futebol movimenta. A Fifa deve faturar alto com venda de ingressos, propaganda. É um incomensurável negócio o futebol que o capitalismo administra em nome do lazer e da paz ou como dizem do fair-play entre os povos.

MUITA GRANA

Se toda essa bolada de dinheiro também fosse empregada em escolas, em educação, em cultura, em livro, em biblioteca, em toda parte, o mundo e as pessoas seriam outras.

Veríamos menos violência em campo e todos os outros campos das relações humanas, os estádios, teriam padrão humano e não padrão FIFA que exige dos países pobres um padrão, com enorme gasto de dinheiro público para que a gente abastada, rica se sinta bem, em paz, confortável, sem segurança. Isso deveria ser padrão em toda parte para todo ser humano. 

Os jogadores ganham em dólar ou em euro, por partida ou por fase e por conquista de campeonato, quanto?

VIDA BOA, DIGNIDADE

Tiro pelo Brasil na granja Comary e imagino o conforto alimentar, os equipamentos modernos, os cuidados médicos, aparelhos ultramodernos, mordomias de todo tipo para os jogadores que merecem sim, como é merecedor cada ser humano, habitante desta terra.


O centro de treinamento da Seleção Brasileira, a Granja Comary, tem uma área de 149 mil metros quadrados, sendo 8,5 mil m² de área construída.



Talvez essa croniqueta pareça, ou seja, mesmo, ingênua, mas, sinceramente, para um mundo polarizado, globalizado, igualitário, justo que desejamos, gostaria de obter pelo menos alguns informes aqui interrogados, pois sei que até o dia 12 de julho e mesmo depois – pois reiniciam, em seguida, todos os campeonatos locais, estaduais, nacionais e internacionais, em todo o planeta, com jogos todo dia, em toda parte a toda hora - , a toda hora, por toda mídia, continuaremos a ser bombardeados com informações de jogos, gols, escalações, como se o mundo girasse apenas em torno disso e o povo ribeirinho da Amazônia sem livros, sem bibliotecas, sem hospitais, sem saúde, sem transportes, sem estradas, sem pontes, sem remédios, sem energia. O leitor pode acrescentar mais, se desejar. Grato (texto: Salomão Larêdo, escritor e jornalista) 

SEDUÇÃO

P.S.(1) Todos continuarão sendo seduzidos a ser torcedores, a usar camisa de time, sempre caríssimas, a beber cerveja, a fazer churrasco, a adquirir ingresso, todo mundo, homens, mulheres, crianças e haja propaganda para você, amigo e amiga, continuar sendo consumidor, menos de livro, de leitura, de educação, de cultura... Disso, nem se fala, pra quê?(Salomão Larêdo) 

P.S. (2) Este texto escrevi na sexta-feira a noite para editar sábado, quando ficamos sem os serviços da Net até às 12 horas de hoje, segunda-feira dia 23 de junho e por isso, posso dizer, após ler a revista Veja, ed. 2379 de 25 de junho de 2014, que muitas respostas o leitor encontra nas páginas dessa revista semanal. Mas, mantenho o texto original que escrevi e agora posso publicar. (Salomão Larêdo)

Nenhum comentário: