segunda-feira, 31 de março de 2014

LITERATURA PARÁ: O QUE ACONTECE COM A LITERATURA PARAENSE VOCÊ SÓ ENCONTRA AQUI !!!

Salomão Larêdo Escritor e Jornalista

No mês de abril, o livro e a leitura estão em festa, como sempre, pois ler, é o maior espetáculo da vida, a nossa páscoa, permanente. Leia!

NOVIDADES




Desnamorados é projeto interessante para quem é inteligente. Entra nessa! - Resolveram – o editor Filipe Nassar Larêdo e amigos paulistas - fazer livro de pessoas para pessoas. Cheio de histórias sobre amor, com óticas diferentes e vários estilos literários. O livro vai juntar muitos autores e ilustradores, que vão falar de amor a partir de suas próprias perspectivas, com literatura, arte e liberdade. “Todos nós somos Pilar e Acir e podemos, com eles, viver todas essas histórias de amor, tão singulares e parecidas ao mesmo tempo. Para que o livro seja feito em rede e envolva o maior número de pessoas e perspectivas possível, abrimos dois canais de colaboração. Um deles é o financiamento coletivo, através do Catarse (http://catarse.me/pt/desnamorados). Assim, se quiser contribuir com grana para fazer acontecer, é só ir na página do projeto e colaborar com quanto puder. Outro jeito de participar é mandando o seu texto sobre amor para nós. Pode ser um conto, poesia, crônica, pode tudo (ou quase). As regras são poucas: 1. Tem que ser sobre amor. 2. Se os personagens tiverem nomes, devem se chamar Pilar e Acir. Ao submeter seu texto, ele já vai para o ar aqui no site. Depois, vai passar por uma curadoria nossa e pode ser escolhido para a edição final do livro. Os textos devem ser enviados nos formatos doc., docx e odt e serão automaticamente aceitos e publicados no site. Isso significa que você pode ler aqui o texto que enviou e todos os outros que foram enviados para nós. De todos os textos, vamos escolher alguns para fazerem parte do livro, já que nosso número de páginas é limitado. Link para envio do texto:



http://desnamorados.com/envie-seu-texto/
Contatos: http://desnamorados.com/contato/.

ACONTECIMENTOS

- O escritor e médico Sérgio Barra em breve lança livro novo que está seguindo à edição.

- Vai ser reinaugurado o bonito teatro Margarida Schiwazappa, no térreo do prédio do Centur, antes de maio e vai haver show do “Arraial do Pavulage”, em maio.

- A Livraria da Paka-Tatu está funcionando em novo endereço: Rua Veiga Cabral, 1169, entre Pe. Eutíquio e São Pedro, perto do shopping.

-Manual de eletrocardiograma – 2ª edição da obra feita ante a necessidade de estudantes analisarem corretamente um exame, escrita pelos médicos paraense Tadeu Daibes e Sérgio Brito.

CIRCULANDO

O álbum fotográfico “Coletânea dos 190 anos do Poder Legislativo”, publicação da Assembleia Legislativa do Pará.

LEMBRANÇA

Espaço evocativo da memória de autor autóctone que já nos deixou. À sua lembrança: 


Luiz Dolzani (Herculano Marcos Inglês de Souza) e sua obra: História de um pescador Scenas da vida do Amazonas - . Nasceu em Óbidos, em 1853 e conforme Vicente Salles, foi o primeiro romancista da Amazônia. Deixou, Inglês de Souza, 4 romances e um livro de contos.

DESTAQUE

-A Obra de Dalcidio Jurandir e o romance moderno, organizado pelo prof. Wenceslau Otero Alonso Jr. Conjunto de artigos de projeto de pesquisa envolvendo alunos do curso de Letras da Universidade Estadual do Pará/UEPA. O livro pretende ser contribuição ao esforço de tornar conhecida a obra do escritor paraense, o marajoara Dalcidio Jurandir.




RECEBI

-Ilha de Colares na Amazônia, fenômeno prato-voador, do escritor Agildo Monteiro.



LEITURA RECOMENDADA


- No Estuário Amazônico, à margem da visita pastoral, autor: dom Antônio de Almeida Lustosa, substancioso estudo sobre a região Amazônica.


- Mala Sem Fundo - um lugar de ilustrar, coletânea de poemas da paraense, de Castanhal, Heliana Barriga.

-Terra da sombra e do não, romance do paraense, de Belém, Vicente Cecim.


- Historias Silvestres – do tempo em que animais e vegetais falavam na Amazônia, livro de Raimundo Moraes, importante romancista paraense, de Belém.

* Esta coluna você também encontra todo mês na Revista Fox.








Nenhum comentário: