quarta-feira, 19 de março de 2014

CONSCIÊNCIA POLÍTICA DO POVO DO BAIXO TOCANTINS COMEÇA A APARECER!

Salomão Larêdo, escritor e jornalista


As coisas começam a mudar no Baixo-Tocantins, fruto do investimento que se faz em educação com adoção de escolas de base até ao ensino superior, chega a massa crítica e a cidadania cultural se faz presente e cobra do poder público seu direito há muito tempo postergado e até vilipendiado.

CONSCIÊNCIA CRÍTICA
É bonito de ver essa construção de consciência crítica e política. Nesta semana, caro amigo leitor, houve protesto e manifestação popular contra os governos federal, estadual e municipal que deixam as rodovias intransitáveis, falta de investimentos na área da agricultura e outras. 

REVISÃO NOS ROYALTIES DA HIDRELÉTRICA DE TUCURUÍ
O povo reivindica a revisão na divisão dos dividendos da usina hidrelétrica de Tucuruí aos municípios à jusante da barragem, destruição do pedral do Lourenço para que o rio Tocantins passe a ser uma rua transitável. Moradores de Igarapé-Miri, Cametá, Mocajuba, Baião, Tucuruí, Breu-Branco, Goianésia, Novo Repartimento querem luz para todos, inclusive e sobretudo nas ilhas, vilas e povoados com energia decente, refinada que não fique indo e voltando e arrebentando os eletro domésticos, que seja de boa qualidade.

UNIVERSIDADE TOCANTINA
O povo quer, também: construções de pontes, pavimentação da rodovia TransCametá e criação da Universidade Federal da Amazônia Tocantina, escolas, hospitais e melhorias em geral a uma região de onde o governo tira tanto –energia elétrica – madeira – peixe – gado – minério etc –.

POVO DE BAIÃO SE MANIFESTA

E hoje, o povo de Baião, cansado de esperar, reivindica o tombamento dos seguintes bens históricos: prédio da antiga intendência ( veja foto abaixo), caixa d’água e a escadaria denominada Pau da Gaivota. À frente da ação política está a sociedade civil de Baião, professores,estudantes, jovens e a liderança do cineasta e produtor cultural Stéfano Paixão, que recentemente ganhou prêmio nacional com o documentário sobre as manifestações culturais de Baião.


EDUCAÇÃO, CULTURA, LIVRO E LEITURA

Imagine, amigo leitor, quando em toda parte houver escolas, bibliotecas e acesso ao livro e leitura ? (Texto e foto: Salomão Larêdo)

Nenhum comentário: