segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Salomão Larêdo Editora acaba de lançar mais uma importante obra. Trata-se do novo livro do escritor e jornalista Salomão Larêdo “TERRA DOS ROMUALDOS PAÍS DOS MAPARÁS”.

 TERRA DOS ROMUALDOS
PAÍS DOS MAPARÁS



Salomão Larêdo Editora acaba de lançar mais uma importante obra. Trata-se do novo livro do escritor e jornalista Salomão Larêdo “TERRA DOS ROMUALDOS PAÍS DOS MAPARÁS”. É literatura de testemunho, registro memorial do Baixo-Tocantins, abrangendo as localidades de Igarapé-Miri, Cametá, Mocajuba, Baião e Tucuruí, nos seus aspectos educacionais, religioso, usos e costumes do povo dessa área. O leitor é quem decide se é etnoliteratura, teologia cultural ou mitopoética quando se emprazerar com as 738 páginas dessa obra que o autor levou dez anos pesquisando, escrevendo, procedendo transcrição epistemológica da memória pessoal e coletiva, na luta contra o esquecimento na sociedade contemporânea - que desvaloriza o passado - procurando descobrir e mostrar, através da palavra paisana, comprovada com fotografias, a fisionomia paraense do povo da região de Cametá.
Este livro registra também a presença dos padres da Congregação da Missão (CM) lazaristas holandeses que trabalharam na prelazia – hoje, diocese- de Cametá e, por extensão, anota os presbíteros nativos, aspectos da religião e do trabalho das irmãs Filhas da Caridade (FC) na área da educação e a memória - que é a história -, através também de entrevistas, retratos, documentos que formam o maior corpus de obra já escrita pelo autor na área da memória ou literatura documental ou texto reportagem.

TERRA DOS ROMUALDOS

Cametá é conhecida como a Terra dos Romualdos. E alguém poderia perguntar: e são muitos os Romualdos? São os Romualdos de Souza Coelho e Romualdo Antonio de Seixas.
O primeiro, Bispo de Belém, proclamou a adesão do Pará à independência do Brasil; e o outro, Arcebispo da Bahia, Primaz do Brasil, coroou dom Pedro II como Imperador do Brasil, conforme dados históricos.
Cametá, Terra dos Romualdos, é um título, um cognome hoje com enorme apagamento, desmemória.
Não deveríamos esquecer estes dois nomes de nossa história política, cultural e eclesial. Fatos de suas vidas devem ser pesquisados, estudados, analisados criticamente. O desconhecimento de nossa história pode prejudicar nossa identidade, lugar de pertencimento, conforme Canclini e Hommi Babha, nossa cultura e nossa história.
Em Cametá há muita gente e nomes “notáveis” que devem também (e sempre) receber nossos reconhecimentos, estudos analíticos.
Para saber mais, vale a pena consultar – sempre com espírito crítico e analítico – as obras dos pesquisadores de nossa história.

Título: TERRA DOS ROMUALDOS PAÍS DOS MAPARÁS 



Autor: SALOMÃO LARÊDO 
Páginas: 738 
ISBN: 978-85-85595-50-0 
Lançamento: Novembro de 2013 
Gênero: ciências humanas e sociais 
Público-alvo: Interessados na cultura, usos, costumes, educação, religião, memória do povo do Baixo-Tocantins, - Pará - região Amazônica- Brasil - América Latina.





Nenhum comentário: