terça-feira, 21 de outubro de 2014

O MANTO DA SANTA, O CARTAZ, TUDO COM CONCURSO PÚBLICO À PARTICIPAÇÃO POPULAR E POR ISSO, MAIS DEMOCRÁTICO, POIS, NAZICA, O CÍRIO, É DE TODOS, SEM EXCEÇÃO!!!!!!!

Salomão Larêdo, escritor e jornalista

Concordo plenamente com o amigo e colega jornalista, escritor, advogado e poeta Sebastião Godinho, que em artigo na edição de hoje – 21 de outubro – do jornal O Liberal, sob o título de “O manto da santa”, tece sérios, oportunos e importantes comentários e pontos de vista sobre este ícone da festa que todo ano fazemos à Virgem de Nazaré. Do entrecho, destaco a “necessidade de se abrir concurso público para escolher o cartaz do Círio... e “escolher entre os cidadãos da periferia, com vocação para o bordado, quem confeccionaria o manto do ano seguinte...”. Concordo. Além de mais democrático, teríamos a real participação popular, pois a santa é do povo, é de todos, não é do bispo, não é dos padres da Basílica e nem da diretoria da festa, que, para ser também democrática, deveria ser formada por segmentos de toda a sociedade paraense: remeiros, peixeiros, representantes do povo do interior e assim por diante. São sugestões. 


Abordo o assunto manto, numa prosa poética publicada no livro “Os Grandes Lábios de Belém”, intitulado “Este teu manto, Nazaré, não me encobre sou pobre e o Círio é dos donos da tua berlindaimagem que dizque tem hora para chegar no Can-can de fogo de derreter molera”.

Nenhum comentário: