terça-feira, 1 de outubro de 2013

LITERATURA PARÁ

Salomão Larêdo escritor e jornalista

Outubro, mês pleno de festas e no Círio de Nazaré, a leitura faz muito bem. Ler é o maior espetáculo da vida!!!




O NORTE DO MERCADO EDITORIAL

Bate-papo com um editor – Filipe Nassar Larêdo e o escritor – Andrei Simões - sobre como funciona a produção de literatura no Brasil, dia 3 de outubro, às 16h, aqui, no Café da Fox. Imperdível! Entrada franca. 






LANÇAMENTOS DE OUTUBRO

- Dia 3, às 19h, a editora Empíreo de São Paulo promove aqui na Livraria da Fox, o lançamento do livro “Zon – o rei do nada”, do escritor paraense Andrei Simões, parceria com a ilustradora Lupe Vasconcelos. O livro é ficção na qual o personagem vai penetrando as mentes das pessoas e, ciente de seu poder, decide destruir suas crenças para se colocar no lugar deles. Porém, ao mesmo tempo que destrói as crenças das outras mentes, percebe que está também destruindo a si mesmo, tornando-se então, o Rei do Nada. O livro também será lançado em Goiânia, 10 de outubro.




- Dia 17, lançamento do romance do jornalista paraense, Ronald Junqueiro, denominado Berlinda- Asas para o Fim do Mundo.

- Os Éguas e Moscow, obras do escritor paraense Edyr Augusto Proença, estão na agenda de lançamento deste outubro, na França.

LANÇAMENTOS DE NOVEMBRO

- Michel Foucault e a Verdade Cínica, livro de Ernani Chaves, lançamento: 07 de novembro

- Terra dos Romualdos País dos Maparás, livro de Salomão Larêdo lançamento dia 12 de novembro, aqui na livraria da Fox, a partir das 17h e no Campus da UFPA, em Cametá, dia 20 de Janeiro de 2014.



CIRCUITO LITERÀRIO

Na companhia do poeta João de Castro, faço o circuito literário do banco da Amazônia, em Altamira, no dia 01 de novembro, com apresentação de Catalina Murchio sob a direção da escritora Bela Pinto, gerente editorial da Fundação Tancredo Neves.

CIRCULANDO

A História do Sementinho, obra de Ana Laura Pereira.





 - Mais um Pedaço, livro de José Seráfico.

- Amazônia, lugar de experiência, curadoria de Orlando Maneschy.



- Corte Seco, livro de Alberto Bitar.



- 1932; a revolução constitucionalista no Baixo-Amazonas, livro do jornalista Walter Pinto.


NOVIDADES
- Flávio Oliveira juiz aposentado e advogado, acompanha a diagramação de seu livro com seleto material de sua arte fotográfica.

- Feira Pan Amazônica do Livro: começa no final de maio de 2014 e termina no inicio de junho.

ANTOLOGIAS

- Livro raro é o “Antologia Tocantina”, organizado pelo escritor, jornalista e advogado Ademir Braz, com a produção poética dos autores de Marabá. Começa com Augusto Bastos Morbach, passando por José Herênio, Ronaldo Giusti, Rosana Salame, Gutemberg Guerra, Abilio Pacheco, muitos outros e fecha com o poeta Ademir Braz.



- Poesia da Primeira Geração da Revista Bragantina, é a antologia organizada pelo escritor João Jorge P. dos Reis, recheada com a produção dos autores de Bragança.

RECEBI

Educação, Ciência e Desenvolvimento da Amazônia Tocantina, diálogos científicos, obra organizada pelos professores: Doriedson Rodrigues, Pedro Oliveira, João Batista Silva, Odete Mendes.


Itaí a carinha-pintada – livro do poeta Antonio Juraci Siqueira, ilustração: Mário Barata


LEITURA RECOMENDADA

Democracia e Universidade, conversas em foro acadêmico, obra de José Saramago.


Cidades, romance do escritor paraense, de Belém, Amaury Braga Dantas. A ação se dá no século XVII, núcleo urbano de Belém.


As Viúvas, novelas, do escritor paraense Candido Marinho da Rocha, que explica: “...desejo representar os pensamentos secretos da mulher solitária dentro dos envolvimentos e das solicitações do destino...”





Nenhum comentário: