segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Setembro – O mês sete das letras. Leia! Ler é o maior espetáculo da vida!!!

Salomão Larêdo escritor e jornalista

NOVIDADES

- Frutos e Sementes, cadernos de anotações, elaboração e compilação da bibliotecária Olimpia Reis Resque, do museu Paraense Emilio Goeldi, com ilustrações do aquarelista paraense Eron Teixeira. É o segundo caderno que Olimpía lança neste 2013. Os cadernos estão fazendo  um  grande sucesso.


LANÇAMENTOS  PROGRAMADOS

- Lançamento dos livros Os Éguas e Moscow, em outubro, na França, obras do escritor paraense Edyr Augusto Proença.

- Lançamento dia 17 de outubro, do romance do jornalista paraense, Ronaldo Junqueiro, denominado  Berlinda -  Asas para o Fim do Mundo.

DESTAQUE

- Vocabulário Regional de Marabá, trabalho de alta significação cultural referente a identidade e identificação do povo marabaense  feito por Noé von Atzingen, coletado  após longa pesquisa e muita observação do autor, em Marabá e seu entorno. A obra tem  prefácio de Vicente Salles, intitulado : “A fala do povo do sul do Pará”.


- Medicina Tropical e Infectologia na Amazônia, livro do médico paraense, Raimundo Leão.

FIQUE ATENTO
- Dia 3 de outubro, às 19h, a editora Empíreo de São Paulo promoverá  aqui na Livraria da Fox, o lançamento do livro “Zon – o rei do nada “, do escritor paraense  Andrei Simões, em parceria com a ilustradora Lupe Vasconcelos. O livro é uma ficção na qual o personagem vai penetrando as mentes das pessoas e, ciente de seu poder, decide destruir suas crenças para se colocar no lugar deles. Porém, ao mesmo tempo que destrói as crenças das outras mentes, percebe que está também destruindo a si mesmo, tornando-se então, o Rei do Nada.


- A Universidade Federal do Pará pretende instalar, brevemente,  na Feira do Açaí, na primeira rua de Belém, Ladeira do Castelo, em  alguns imóveis do casario antigo  que vai recuperar conforme termo de comodato com a arquidiocese de Belém (dona das casas), o memorial do livro onde ficarão os acervos com as obras das bibliotecas que pertenceram a Vicente Salles, Maria Annunciada Chaves, Clóvis Moraes Rego, e outros escritores paraenses.

RECEBI

Putrefação – Livro de ficção do paraense Andrei Simões  que revela: “... história sobre paixão e outras doenças do homem.”


Retalhos da Memória, da professora Altina Pinto de Souza, de Óbidos, biografia comemorativa dos 86 anos.


Romanço Parkatêjê, da professora paraense,de Belém, Leopoldina Araújo, relatos de convivência com o povo Parkatêjê.

Meu tipo inesquecível, farmácias e garimpos, castanhais, canoas e batelões, memórias, três obras da marabaense  Clara Araújo Milhomem.

 LEITURA RECOMENDADA

Alluvião, livro do famoso escritor paraense Raimundo Moraes com variedades de assuntos, como o próprio autor escreve, na apresentação, em junho de 1937, “(...) Alluvião – livro, é, pois a imagem do aluvião – terra, sempre contraditória, heterogênea, feita de folhas, de raízes, de minérios, de despojos, de elementos complexos, em suma, originários de vários territórios desta ou daquela nação, e que a natureza, no seus mil processos transformadores lança aqui na corrente caudalosa para, acolá, numa reconstituição topográfica, levantá-los de novo.”

As sombras vagas de um talento, livro do professor paraense Pedro José Martin de Melo.

Serões da mãe preta, livro do escritor paraense, de Cametá, Luiz Demétrio Juvenal Tavares. São contos populares para crianças.

A Santa Casa de Misericórdia Paraense, livro do paraense Arthur Vianna, com a notícia histórica dessa casa, de 1650 a 1902.

Ritmos e Cantares, obra de Alfredo Oliveira.




Nenhum comentário: