quarta-feira, 28 de agosto de 2013

COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DA CÂMARA DOS DEPUTADOS LANÇA O PROJETO OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO.

Salomão Larêdo escritor e jornalista


Observatório da Educação, tem como meta identificar experiências educacionais de sucesso para fomentar a elaboração de políticas públicas. Esse projeto constitui-se de seminários regionais nos Estados, para o debate das melhores práticas pedagógicas de cada região, e de um seminário nacional em Brasília, que reunirá as melhores experiências escolhidas em cada seminário regional. O seminário de Belém, aconteceu neste agosto, 23.

AS EXPERIÊNCIAS EXITOSAS DO PARÁ

A pedido do deputado federal Nilson Pinto, fui convidado a participar do Observatório da Educação em seu 1º Seminário Regional, com o tema – A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NO PARÁ: CONSTRUINDO BOAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS que se deu no auditório da Faculdade Ipiranga. Público atento e representantes da área da educação viram e ouviram os trabalhos, em síntese inúmeras escolas públicas municipais e estaduais apresentaram suas experiências exitosas. Um sucesso. Temos o que mostrar e em minha fala indiquei que o esplendor estético, a força intelectual e a sapiência estavam presentes em todas.




Fiquei contente em ver escolas do meu Baixo-Tocantins com projetos importantes nessa linha, desde aproveitamento do cacho do açaí após a debulha virar ração suína, à feitura de creme para higienização das mãos. Surgiram exposição de projetos à formação de contadores de histórias, em Castanhal, prática de professor motivador em Abaetetuba, combate à violência, inclusão, projetos de Mosqueiro, do Moju, de Belém e tantas outras bonitas e importantes. Diante de tanto projeto de alta significação, fica a sugestão de que haja tempo e espaço para uma mostra permanente, troca de informações interescolares que pode ser feita sob a direção da Seduc em parceria com os municípios. É bonito ver que progredimos e que estamos conscientes de que é investindo em educação e cultura que vamos crescer e nos desenvolver. Valeu. Aprendi. Gostei.




Nenhum comentário: