sexta-feira, 28 de junho de 2013

JIBÓIA BRANCA - istalação poética - enlinhamento dos ônibus de Belém

Salomão Larêdo escritor e jornalista

Gosto do sonoro, do movimento, da mistura, da interdisciplina, do desafio, do desigual, do cotidiano, do popular, do espontâneo, da vida, da poesia que existe no tráfego urbano, do teatro que o povo faz na rua, nos coletivos, do diferente, divergente (e de ver gente), da unidade na diferença, na beleza do todo, no cada qual, nas contradições, das condições, dos empurrões, dos vagalhões nos urbanos transportes que o povo enfrenta diariamente.  



Jibóia Branca - via TAPANÃ/TENONÉ - sentido ÁGUAS LINDAS/VER-O-PESO

Instalação poética - enlinhamento dos ônibus de Belém. Uma viagem de ônibus o que acontece dentro dos coletivos na RMB - Região Metropolitana de Belém.
Essa instalação é a possibilidade de você construir seus poemas parada por parada, movimento por movimento, freada brusca por queimação de ponto. A instalação é ouvir o poema que não deseja, na hora que o outro compõe para você. No coletivo, tudo acontece ao mesmo tempo, sem escolha.
Ou seja, é como a vida se apresenta, isso é uma istalação, é como todos vivemos, numa istalação toda desistalada, agora no coletivo. Leia!!!

COMENTÁRIO POSTADO NO FACEBOOK PELA PROFESSORA RITA DE CÁSSIA DA SILVA

"Nesses tempos de lutas, inclusive pela melhoria de uma certa “Mobilidade Urbana”(diria a humanização de nossos transportes coletivos, já comparados pelo Cazuza aos “navios negreiros de outras correntezas”), lembro de um livro de Salomão Larêdo cujo título é “Jibóia Branca via Tapanã/ Tenoné sentido Águas Lindas Ver- o-Peso”. A obra é caracterizada pelo próprio autor como texto (poema) instalação e é tecida com o itinerário de linhas de ônibus urbanos da Região Metropolitana de Belém, delícias da cena paraense e textos recortados de jornais. A ilustração de capa é a obra da artista plástica Elieni Tenório, “A Baroneza do Lotação”.
Observe que nossas linhas e itinerários continuam poéticos: Jardim Sideral/ Ver-o- Peso, Águas Lindas/Ver-o-Peso, Beija- Flor/ Marituba/Pátio Belém... qual sua linha preferida? Boa leitura e que se humanizem nossas idas e vindas!"

Um comentário:

Anônimo disse...

Qual a definição exata de Instalação poética?