terça-feira, 2 de abril de 2013

LITERATURA PARÁ

Salomão Larêdo escritor/Jornalista

Abril – O mês de todos os tons do livro e da leitura, além do dia nacional do livro infantil, mundial do livro, tem a feira Pan Amazônica. Vamos ler?!!!
NOVIDADES
- Dia 4, na Fundação Casa da Cultura de Marabá, lançamento do livro: “Marabá, ontem e hoje”, com a memória de Marabá, que comemora o seu centenário.
- De 26 de abril a 5 de maio a - XVII Feira Pan Amazônica do Livro. A homenagem é ao nosso Pará e ao escritor paraense, de Santarém, Rui Guilherme Paranatinga Barata, poeta.


FIQUE ATENTO
Caro leitor, aproveite a Feira Pan Amazônia e procure ler as obras dos autores locais. Temos significativa e intensa produção literária com autores de suma importância na literatura brasileira que se faz no Pará. No Hangar, fique atento, seja no estande dos escritores do Pará ou em outros, adquira e leia, procure conhecer os autores locais, eles merecem apoio na aquisição e na leitura de suas obras, muita gente editando com extrema dificuldade, vindo do interior do Pará objetivando mostrar sua produção. Na Feira, as novidades, os lançamentos da arte literária paraense, todo dia, toda hora. Não perca.
- Jirau da Literatura pode acontecer proximamente em alguns municípios da área da Transamazônica, é o que anuncia o poeta João de Castro, presidente da UEAma, que está em entendimentos com a coordenadora da UFPA, em Altamira que propôs a atividade.

LEITURA RECOMENDADA
Paranatinga – livro de Alfredo Oliveira, escritor paraense, contendo depoimentos sobre a vida, obra poética e musical do poeta Rui Guilherme Paranatinga Barata, que nasceu em Santarém e neste abril – Ruy faleceu no dia 23 de abril de 1990 - recebe justa homenagem da XVII Feira do Livro do Pará. 

A Reviravolta - é o livro da escritora paraense, Sultana Levy Rosemblat, este romance que arrebata o leitor que vai até o fim do enredo de uma sentada só. 
Incêndios e Naufrágios – antologia poética do poeta paraense, de Afuá,Antonio Juraci Siqueira. A obra reúne grande parte da vasta produção poética de Juraci , que estreou na literatura em 1981 com o “Verde Canto”.

O Mundo Mágico, livro do escritor paraense, Rafael Costa, jornalista, mestre do texto, prosador de primeira linha a lecionar como escrever e contar as histórias amazônicas.

Pescador Aprendiz – da escritora paraense, de Óbidos, Bella Pinto de Souza, que faz magia com os textos infanto-juvenis.
666 O tragicômico percurso – livro do escritor paraense, de João Bosco Maia, alentado romance muito bem escrito e premiado pelo IAP.

Bello Monte – Poemas do poeta João de Castro, bom portador e atual presidente da União dos Escritores da Amazônia- UEAma. 
Altar em Chamas - livro com poemas do poeta João de Jesus Paes Loureiro, natural de Abaetetuba e professor da UFPA, além de intelectual com vasta produção.

E todas as orquestras acenderam a lua – Livro da professora Lilia Silvestre Chaves, paraense, de Belém, e da qual Benedito Nunes recomenda: “...Cada qual, lendo a poesia amorosa de Lilia, vira amante e amado numa só pessoa”.
Mala sem fundo um lugar de ilustrar – Livro de poemas, da escritora paraense, de Castanhal, Heliana Barriga.
Terra da sombra e do não - livro do escritor paraense, de Belém, Vicente Cecim, romance, premiado pela Semec.


Visagens e Assombrações de Belém, do escritor e sociólogo, paraense, de Belém. Walcyr Monteiro, em múltiplas edições, a obra, uma das mais procuradas e lidas de nossa literatura.


Estrela Mágica – livro da escritora paraense Thereza Nunes Bibas. Poemas em prosa, trovas e outros poemas.

Nenhum comentário: