segunda-feira, 8 de abril de 2013

Lá vem a procissão dos índios!

Salomão Larêdo escritor e jornalista

Trecho do livro "Tio David Padre David":

As irmãs de David contam que, bem garoto, ele, imitava “celebrar” missa nos pés das cuieiras, cacaueiros e outras árvores frutíferas do quintal da casa dos pais , que era grande.
É o próprio David quem comenta:

“Minhas irmãs contam, mas eu não me lembro de imitar a celebração da missa no pé da cuieira. Recordo das procissões”.

Em conversa telefônica com tia Zita, às 17horas no dia 19 de abril de 2008, ela contou que tio David quebrava a rama de um arbusto chamado “capim de bode” e enfiava na cuieira para ser o altar e lá, ele imitava celebrar a missa que era assistida por muitas crianças, a maioria nossos parentes que iam pra lá se meter nas brincadeiras que David armava. 

 - Ele usava alguma coisa que parecesse paramento que os padres usavam quando celebravam missa?

- Não, ele estava brincando, usando roupa normal.

No quintal, eles todos faziam um andor de miriti, enfeitavam com “capim de bode”, colocavam uma imagem do Coração de Jesus e saiam cantando um hino do qual eles só sabiam o refrão que era assim:

É o coração de Jesus !
É o coração de Jesus !
É o Coração de Jesus!


A gente ouvia longe a voz das crianças ecoando pela Vila do Carmo, nosso lugar, naquela época, tão pequeno e tão pobre !

Mamãe dizia: lá vem a procissão dos índios!

É que naquela época, as crianças, filhos de gente simples e pobre – toda a comunidade era de parcos recursos -, andavam com pouca roupa e assim eles iam brincar, nus da cintura pra cima, meninos e meninas. Os menores, acompanhavam nus, totalmente, então, da cintura pra cima, estavam todos sem roupa, por isso ela falava procissão dos índios.
Este livro - Tio David Padre David - pretende apenas conter algum informe relacionado às efemérides – 45 anos de vida sacerdotal de David Larêdo, 37 de sua atividade à frente da Paróquia da Conceição paroquial e os 66 anos de criação da Paróquia da Conceição – para posteriormente ser melhor trabalhado e servir de subsídios à pesquisa.

_________________________
Leia Salomão Larêdo, o melhor da Literatura Brasileira produzida no Pará
A venda na livraria da Fox Vídeo, Tv. Dr Moraes, 584 - Batista Campos - Belém (Pa). Fone: (91) 40080007.

Um comentário:

Luiz Alho disse...

Se não me falha a memória, padre David foi ordenado por Dom Milton Corrêa Pereira, de que era grande amigo e vice-versa. Uma excelente história de vida e compromisso com seus paroquianos.