sexta-feira, 1 de março de 2013

LITERATURA PARÁ - MARÇO/2013

Salomão Larêdo, escritor e Jornalista

Março – Ah, o dia 8, internacional da mulher, sem ela, não existimos; 12, dia da bibliotecária, profissional importante na área do livro e da leitura; dia 14, da poesia, sem ela, não vivemos; dia 19, são José, homem justo, exemplo de pai e líder da família que é o centro e a razão de tudo e tantos dias para ler e ler e ainda a Semana santa e domingo de páscoa, tempo ideal à meditação e leitura . Vamos ler?



LANÇAMENTOS

- A Aventura da Encantada que chorava letras, é o livro- jogo-infanto-juvenil do poeta paraense, de Belém, Carlos Correia Santos, que tem lançamento marcado para o dia 7, às 19h na Livraria News Time do Shopping Pátio Belém.


- Tó Teixeira – livro – partitura e cds – obra do artista paraense, Otavio Salomão Habib.Tem lançamento previsto para o dia 20, no Theatro da Paz, às 20h.

RECEBI

- “Waldemar Henrique – Canções”, Ensaio de Vicente Salles. 2 ed. rev. ampl. Belém, Imprensa oficial do Estado. Oferecimento da jornalista Carmen Palheta. Há uma observação na 4ª capa, que diz: “Este é o último texto que Waldemar Henrique escreveu. Não tem data. Inaugurava um caderno. Único texto. Foi encontrado por Sebastião Godinho dias após a morte do maestro”.



- “Desenvolvimento sustentável e Sociedades na Amazônia”, organizado por Roberto Araujo e Philippe Léna. Belém: MPEG, 2011, coleção Eduardo Galvão, produção editorial de Iraneide Silva e projeto gráfico de Andrea Pinheiro.

- “Sementes do Sol”, romance do escritor paraense, de Óbidos, Ademar Ayres do Amaral, 2012 tendo como cenário a migração japonesa, a plantação de juta e as relações econômicas da Amazônia na década de 1940.

- Destaque Amazônia – informativo do Museu Goeldi, com farto material a respeito da cultura e patrimônio arqueológico nas serras de Monte Alegre e entrevistas, em campo, com a pesquisadora Edithe Pereira, o poeta Juraci Siqueira e o aquarelista Mário Baratta, feitas pela jornalista Jimena Beltrão, editora do periódico.


- Tempo de Lembrar, relato memorialístico de Abilio Couceiro, pioneiro no setor publicitário do Pará com experiência na Rádio e na Televisão Marajoara, feito pelo jornalista e professor da UFPA, José Carneiro.


ACONTECIMENTOS

- Serão publicados os seguintes livros que ganharam o “Prêmio Dalcidio Jurandir de Literatura 2012”, efetivado pela gerência de promoção Editorial através da Diretoria de Leitura e informação da Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves: os romances: “O Velho”e “Ave, Marajó”.Na área do conto: “Ojos” e “Mater Purissima – histórias da festa da Conceição em Abaete do Tocantins”. Na categoria poesia: “Rios amargos. Olhares Perdidos. Fragmentos poéticos” e “No Caminho das Linhas”.Gênero Crônica: “Pequenas divagações no tempo” e “Memórias de um tempo “ quase-ontem”.

- Biblioteca do Museu Goeldi tem previsão de ser reaberta ao público neste mês.

NOVIDADES

Começa dia 26 de abril e segue até 5 de março a - Feira Pan Amazônica do Livro.

- Em Vigia – Janela das Letras, dia 21 de junho, promoção da professora Berenice Leal.

FIQUE ATENTO

- 1ª jornada de pesquisa em Giambattista Vico, promoção da faculdade de Filosofia, UFPA, local:laboratório de Filosofia, dias 06 e 08, às 8h.

- Tomaram posse os 30 membros da Academia Cametaense de Letras, no auditório do campus da UFPA, em Cametá que inaugura núcleo também em Mocajuba na gestão do prof. Doriedson Rodrigues. 

LEITURA RECOMENDADA

A Lingua de Eulália – novela sociolinguística de Marcos Bagno. O tema é o preconceito linguístico.



- Emmanuel Nassar, obra de Tadeu Chiarelli a respeito da trajetória do artista paraense, de Capanema, Emmanuel Nassar.O livro contém fortuna crítica da produção do pintor em excelente material , inclusive fotográfico.






Nenhum comentário: