quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

UM MARCO NA CONSTRUÇÃO SACRA NA CIDADE DE BELÉM

Entrevista com Roberto Valente, coordenador das obras da Igreja da Conceição.
Salomão Larêdo, escritor e jornalista

Engenheiro coordenador da equipe técnica - o engenheiro responsável pelas obras é Assis Rodrigues - que constrói a nova igreja da Conceição, na Paróquia homônima, na Cidade Velha, solicitei ao ENGENHEIRO ROBERTO VALENTE, a entrevista
que abaixo pode ser lida:  

Sou Roberto Lopes Valente e nasci na cidade de Belém do Pará, Sou engenheiro civil (UFPA) e engenheiro sanitarista (FHSP/USP). 



1– Como conheceu padre David e o que ajudou a construir na paróquia da Conceição.



Logo que me mudei para a Cesário Alvim fui, no sábado à noite, participar da missa preceitual. Ao término o padre David indagou se havia algum engenheiro na assembleia. Pensei em ir embora ao final, mas resolvi procurá-lo na sacristia.

Então me falou de sua preocupação com o estado da igreja. Demos uma vistoria na igreja que realmente estava num estado bastante precário (a cumeeira era sustentada em suas extremidades por duas enormes casas de cupins, muitas infiltrações instalações elétricas sucateadas, etc.).

Foi então decidido a 1ª reforma da igreja, cujo projeto foi do arquiteto e artista plástico Emanuel Nassar. Foi a nossa primeira intervenção profissional na paróquia como engenheiro voluntário.

Depois fizemos a reforma no Centro Social João XXIII, inclusive criando um auditório; a reforma na antiga Residência; a reforma da casa que abrigou as irmãs Xaverianas; o Ambulatório; a praça no final do terreno da igreja onde existe um cruzeiro; a residência do padre David.

 2– Porque aceitou construir a nova igreja? Já havia construído alguma, antes?

Já havia construído a igreja anterior da paróquia da Conceição (a do projeto do Emanuel Nassar). Na igreja atual (que tem projeto do arquiteto e artista sacro Cláudio Pastro) quem constrói é o engenheiro Assis Rodrigues. Eu sou o coordenador da equipe técnica e interlocutor junto ao Cláudio Pastro, que reside em São Paulo.

3 – Construir uma igreja bonita na periferia de Belém, que sentido tem diante das dificuldades do povo pobre num bairro tão carente de obras infra-estruturais à condição humana?

O templo religioso deve ser um marco, uma referencia para a população. Ela deve ser contraponto (Jerusalém Celeste) em relação ao local onde está situada (Babilônia Terrestre). Ela deve “falar” da história da salvação em seus ícones, deve ser simples, porém grandiosa (imponente) e bela, pois é a casa do Deus da beleza.

Ela deve “influir” em quem frequenta o edifício a condição de dignidade, pois são filhos do Altíssimo. Uma igreja como templo da celebração, deve ser assim.

A população pode ser carente de obras infra-estruturais mas não podemos nem devemos torná-las também carentes das obras de Deus. Dando-lhes a dignidade religiosa elas tomam a estatura necessária para reivindicar, a quem cabe o que lhes falta.

4– Como foi edificar uma obra planejada por arquiteto que é de outra região e estava distante do cotidiano das obras civis ?
Teve as dificuldades naturais do arquiteto e artista sacro residir no sudeste, entretanto soubemos eficazmente gerenciar essa questão. Por várias vezes estive em São Paulo para me encontrar com o Cláudio Pastro. Por duas vezes ele esteve aqui em Belém, visitando a obra. Assim, tiramos “de letra” essa dificuldade.

5 – Que elementos amazônicos existem no conjunto da obra e porque ele é tida como uma construção em que o meio-ambiente foi respeitado ou no popular, “ecologicamente correta?”

Diversos elementos amazônicos estão presentes no projeto da nova igreja da Conceição, entre eles:

− no Painel Retábulo – muiraquitãs, aves e frutas amazônicas.

− na nave da igreja – as ondas do rio mar.

− na torre – o sol do equador.


6 – O que você deseja acrescentar para que suas ideias, ideais, pontos de vista, consciência cidadã, utopias estejam presentes no entrecho desta entrevista ?

“No decorrer deste tempo (1972-2012) em que conheço o David, se consolidou uma amizade muito grande entre nós e entre ele e a minha família”.





LEIA A ENTREVISTA COMPLETA NO LIVRO -"TIO DAVID, PADRE DAVID- A vida - em fatos e fotos- do Cônego David Larêdo. A venda no estande da Igreja da Conceição e nas Livrarias da FOX da dr. Moraes e Batista Campos.

Nenhum comentário: