quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

ESCOLA NORMAL VIRA ESCOLA DA EDUCAÇÃO NO PARÁ

VOCÊ QUE É EX-ALUNA DO IEP, COOPERE COM SUGESTÃO.

PARTICIPE, PRESSIONE AS AUTORIDADES DA EDUCAÇÃO

Vamos valorizar o que é nosso!!!!!

Salomão Larêdo, escritor e jornalista

Sugeri – a sugestão é para o governo do Estado do Pará (Secretaria Estadual de Educação- SEDUC) aqui e postei neste blog, é sugestão, repito – que o bonito e histórico prédio onde funcionou a antiga Escola Normal do Pará, que fica no famoso Largo da Pólvora ou Praça da República, Centro de Belém, bem na ilharga do edifício Manoel Pinto da Silva, seja restaurado, tratado e preservado para funcionar, uma Escola de Aplicação da Educação ou da Pedagogia Amazônica, seja um espaço de conteúdo de nossa história e memória da evolução de nossa arte de ensinar, a Pedagogia que se criou e se desenvolveu na Amazônia, especialmente no Pará. Que seja um local de referência quando se quiser saber, ver, estudar, pesquisar a evolução de nossa educação e ensino, como começamos, até onde fomos, onde estamos e como estamos em termos de ensino e educação.
 
 Fachada do prédio da antiga Escola Normal do Pará
 
Escreveram apoiando a sugestão, as professoras Venize Rodrigues, Elenir Elarrat (que são duas ex-alunas do IEP), o produtor cultural Stéfano Paixão, o leitor José Ribamar Cunha e a curtição de 9 pessoas. Temos, se quisermos conseguir as coisas, que sugerir e insistir e por isso, volto ao assunto novamente para reafirmar a sugestão. Informo que o prédio, ainda que bem gerido pela atual administração da escola, apresenta infiltrações, goteiras e os quadros de formatura não estão expostos e se deterioram, como as fotos – leia a publicação anterior neste blog - demonstram.
 
 No pé da escada os quadros de formatura, no assoalho
 
Todavia, é preciso mesmo uma grande reforma física que comece pelo telhado e um projeto de espaço memorial que preserve tudo, até o tipo de giz, caderneta escolar, quadro de formatura, histórico escolar, nomes dos docentes, discentes de todos os tempos nomenclatura de todas as escolas do Pará e etc. etc. Ajude, participe, sugira.

Um comentário:

Anônimo disse...

todo apoio,sou ex-aluno e gostaria que realmente algo foce feito, é trite ver aquela situação da antiga escola normal