quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

CAMETÁ, COSTUMES E TRADIÇÕES POPULARES

CAMETÁ Vila viçosa de santa Cruz dos CAMUTÁ

CULTURA CAMUTÁ


Cultura Camutá, é uma série de publicações, com diversos livros de títulos variados, um deles é o livro "CAMETÁ Vila viçosa de santa Cruz dos CAMUTÁ", escrito pelo escritor e jornalista Salomão Larêdo. Este livro traz uma mostra sucinta de algumas manifestações da cultura do povo Camutá (cametaense/cametauara) - gentes da nação Tupinambá -, e do Baixo-Tocantins: cordões de mascarados, os Fofós - como os nativos brincavam o carnaval; a Carpintaria Naval - a construção de barcos denominados "marabaenses" e a ilha das flores. Livro com 54 páginas, com textos variados sobre os costumes e culturas do povo de Cametá e um lindo ensaio fotográfico da cidade. Leia:


BOLAS DE SERINGA 

Atrás da casa de minha avó materna, Ana Gonzaga, havia um local que chamávamos de campinho, que era onde se jogava bola. quando a maré era alta, o campinho alagava, era uma delícia o local e ainda rodeado por mangueiras e outras árvores. 

Nesse campinho usamos muitas bolas feitas de látex de seringueira. Eram frágeis, bem leves e por nada, estouravam, furando e se acabando. Quando pegavam chute, a bola, zunia e o barulho delas, era muito engraçado.


                                   Bola feita de látex.

O leitor deste blog pode ler este texto e muitos outros no livro "CAMETÁ Vila viçosa de santa Cruz dos CAMUTÁ" à venda na Livraria da Fox, Trav. Dr. Moraes, entre Conselheiro e Mundurucus, em Batista Campos

Nenhum comentário: