sábado, 1 de dezembro de 2012

LITERATURA PARÁ

ACONTECIMENTOS 

Para quem comenta que não encontra os livros dos autores locais, cito três espaços: na Livraria da Fox, com destaque ao que é nosso; na Estação das Docas, o espaço do Ná Figueiredo, no mezanino, e, agora, em Santa Izabel do Pará, na beira da BR , o escritor João Bosco Maia (autor do premiado romance 666) inaugura este mês a sua livraria Sapê com área especial aos autores paraenses.

DÊ LIVROS DE PRESENTE - Eis as sugestões a quem pediu obras de autores locais: A joia do pescador aprendiz, de Bela Pinto; Mapinguari, obra do escritor Anderson Medeiros; Do Marajó ao arquivo, de Benedito Nunes; o nosso Palácio dos Bares e Histórias de são Benedito; Cabanos, de Alfredo Oliveira; Primeira Manhã, Dalcidio Jurandir e A lira na minha terra, Clóvis Meira; Visagens e assombrações de Belém, de Walcyr Monteiro; A menina que vem de Itaiara, de Lindanor Celina; Belo Monte, de João de Castro; O negro no Pará, Vicente Salles, A pedra de Babel, de Edilson Pantoja; Velas na Tapera, de Carlos Correia Santos; Elas por Elas, de Daniel Leite;  Relato do Crepúsculo, Jussara Derenji; Eneida, memória e militância, de Eunice Ferreira dos Santos; Olimpia, 100 anos, de Luzia e Pedro Veriano.



DESTAQUE




O Lago da Lua ou Yaci Uaruá as amazonas do rio mar – livro de Elza Lima, fotógrafa das melhores de nosso país e XI prêmio Funarte de fotografia.

RECEBI:

Palavra é arte – livro de conto organizado por Gilberto Martins e que trás sete contos da escritora Samantha Souza, de Paragominas, destacando o conto “As Horas”.


Causos Amazônicos - livro de estreia de Octávio Pessoa. É uma coletânea de crônicas para o deleite do leitor.
Boletim Técnico nº 6 da Casa de Cultura de Marabá, presidida pelo intelectual Noé von Atzingen – repleto de pesquisas importantíssimas com conteúdos da produção cultural e científica, destacando “Mulher e trabalho formal em Marabá.


O Penta nº 58, órgão noticioso da Fundação de Cultura de Marabá, editado há 23 anos, com farto material que destaca a atuação da instituição que há 28 anos preserva quase a memória de Marabá.

Grão Pará nº 1 - suplemento cultural do Diário Oficial do Estado, que é “um canal para a difusão de ideias, debates e informações sobre a cultura paraense.” Oferta da jornalista Carmen Palheta, diretora da IOE/PA.
Coletânea de uma memória que fortalece a missão, obra da cametaense Orlanda Rodrigues Alves, contendo relato de seus 15 anos à frente da secretaria da CNBB regional Norte II.


NOVIDADES

Em 2013, “Os Éguas” e “Moscow”, livros do escritor paraense, de Belém, Edyr Augusto Proença serão editados e comercializados na Europa, mais precisamente, em Paris- França, pela editora Asphalte. Alvissareira notícia que amplia possibilidades.


FIQUE ATENTO

Há muitos livros sendo trabalhados para serem editados em 2013. Fique no aguardo que são trabalhos de muita qualidade. Acredita-se que o ano novo chegue repleto de novidades na área da literatura paraense. Para o 1º semestre, a previsão é de interessantes lançamentos.


LEITURA RECOMENDADA


Pinóquio – cores Cizo; [tradução Carol Bensimon]- Obra primorosa, em quadrinhos, editado pela Globo/SP, cujo assistente de edição é Filipe Nassar Larêdo.
Práticas da Leitura -, sob a direção de Roger Chartier, obra que com contribuições de gente competente: Pierre Bourdieu, Louis Marins, Robert Darton e outros que nos dizem da leitura como prática cultural.

Nenhum comentário: