sexta-feira, 30 de novembro de 2012

DO GRADIL DAS CASAS QUE VIROU BICICLETÁRIO E DO ENFEIAMENTO DE BELÉM ENTRE DESGOVERNOS, MEDO, INSEGURANÇA E A GRANDE FALTA DE EDUCAÇÃO COM A CIDADE E A FALTA DE AMOR AO PRÓXIMO!

Salomão Larêdo (texto e foto)

As grades de ferro dos palacetes tombados que foram criminosa, insensível e impiedosamente destruídos nas caladas da noite - e empacaram no tempo - servem agora de bicicletário aos operários de uma construtora que edifica prédio na av. Magalhães Barata, entre as travs. 3 de Maio e 14 de Abril, bairro de São Brás.


A secretaria municipal de obras bem que deveria verificar isso que, imagino está em desacordo com o código de posturas de Belém que há muito vive sem administração e sem governo e o pessoal se aproveita para fazer o que quer em toda parte, sobretudo no trânsito e comerciando nas calçadas (é marreteiro, a maioria, gente que vem de outros Estados e, ignorantemente, desrespeita e avacalha nossa urbs, mesmo se entendemos que essa gente precisa e merece trabalhar e viver bem), construindo de qualquer jeito.

Não há campanha educativa a respeito de lixo, a cidade é uma sujeira imensa. Belém, de quase 400 anos, morena tão bonita, está descuidada, fedorenta, maltrapilha mendiga, doente, indigente, até. Mas, se cada um de nós começar a campanha de revitalizar a cidade, ganharemos muito em qualidade e o afeto e o respeito voltarão a ser um característica de Belém e do paraense, pois o que presenciamos hoje, além do desamor à cidade, temos medo um do outro pela insegurança que campeia em toda parte. 



E então, Belém, ressurgirá, bela, renovada e faceira, dengosa, efusivamente sensual e sedutora, como sempre foi é e será essa icamiaba tapuia caboca que todos nós amamos!


Nenhum comentário: