quinta-feira, 27 de setembro de 2012

A BELEZA DO POVO QUE FAZ CHOVER CULTURA

Salomão Larêdo
 
O GUAMÁ NA VIDA DE SÃO MIGUEL E NA MINHA
Mais uma vez o povo de São Miguel do Guamá deu show de cultural na XVI Feira Pan Amazônica do Livro através das escolas da bonita cidade de São Miguel do Guamá que a Secretaria Municipal de Educação trouxe a Belém a convite da Secult. Por isso, o Paulo Chaves, a Ana Catarina Brito e o Paulo Lira estão de parabéns por essa ação política e cultural  que é  esse processo de valorizar  o artista da terra e  as gentes  e a cultura dos nossos municípios.
 
FAZ DE CONTA COMPETENTE
A manhã do dia 26 de setembro está gravado na memória pela exuberante beleza das apresentações culturais preparadas com carinho, amor  e sobretudo competência e alma pelos estudantes, professores e todo o corpo técnico das escolas e da secretaria.
 
Mulher da teta grande
 
Foi um show especial que já é fruto do que a secretaria de educação municipal de São Miguel vem investindo  por meio do laboratório cultural e assim, avultam o espetáculo do “Boi faz de conta” que o professor Antonio Ferreira criou, atualizando mito e lenda numa apresentação híbrida de elementos de nossa cultura como a cobra grande, a mulher da teta grande, o pajé, num musical que diverte e educa, motiva, encanta e preserva o folclore nas composições que o Paulo Vitor estoura com sua voz possante, indicando que estão surgindo profissionais nas diversas vertentes da arte que vai debulhando valores na Escola de Música, todos integrantes do GECOP- Grupo de Expressão Cultural Operário, porque são alunos da Escola Municipal São José Operário onde o professor  Antonio pontifica competentemente.
UMA INVASÃO POÉTICA
 
 
E o que dizer do grupo “Invasão Poética” que inundou também competentemente o ambiente dizendo poeticamente todo o conteúdo do meu livro de poemas  “Marcas d’água” que fez  todo mundo se emocionar com a expressão corporal que imanava da alma deles, pré-adolescentes, rapazinhos e mocinhas que vieram depois saber comigo, delicadamente, nas veredas do hangar, na movimentada feira, o que me encantava, o que me motivava a escrever, pois eles queriam seguir a minha trilha, e esse gesto deles, claro, traduz afetuosa de sensibilidade, que, certamente, eles trazem da família e aprimoram na escola!!!
O FUTURO DO TEATRO
E  a arte cênica mais uma vez brilhou traduzindo “Os grandes lábios de Belém” num tratamento plástico de teatro moderno, mostrando Belém, o cenário social de nossas vidas e nos pondo a refletir as situações do cotidiano veropesiano e o mito e o real, todos, atores, brilhantes, competentes e seguros pela direção firme e doce da professora Edna e  seu grupo da Escola Estadual Irmã Carla Giussani que cresce nessa difícil expressão artística. Certamente um novo modo de fazer teatro vem de São Miguel do Guamá e passa por esse grupo de atores que se esforçam e vibram com todo amor a arte que eles transmitem.
RAIZES DO GUAMÁ
E A VOZ DA KEILA
 
 
E para fechar a apoteótica manhã, eis que surge o grupo “Raízes do Guamá”, afinado conjunto  musical de carimbó que encantou e seduziu toda a plateia com a maviosa e segura voz da  professora Keila, que dirige com carinho e afeto, o laboratório cultural da Escola Padre Leandro Pinheiro e forma, com os próprios funcionários, um dos mais significativos grupos de carimbó dessa região. Eles deram e fizeram um show especial que atraiu, mundiou todo mundo pela expressividade musical que Karina presenteava os ouvidos e a alma de todos que estavam naquele momento fruindo poesia.
AFETO QUE NÃO SE ENCERRA
Sem dúvida que recebi, na manhã do dia 26, outro grande presente – São Miguel do Guamá já havia me homenageado no mês de agosto, com uma festa cultural especial na cidade -  outra homenagem que, como a anterior,  guardarei num lugar especial no meu coração, agradecido pelo carinho com que me trata o povo de São Miguel do Guamá, pelo respeito à minha arte, à minha pessoa, ao meu texto e isso, sem dúvida, marca indelével, poética e amorosamente a minha vida.
 
 
Muito obrigado Paulo Lira e equipe; a amiga e profa. Edna com seu marido e filhos, ou seja, sua família presente a me presentear com afetos; a querida Keila, o caríssimo Antonio Ferreira, Cristiana, técnicos, alunos professores e toda gente amiga desse grande município  de São Miguel do Guamá que festejou, no auditório “Dalcidio Jurandir’, do hangar,  com mastro, estandartes e alegria, a festa do padroeiro que culmina dia 29, quando o mastro será depositado nas águas do  rio Guamá em cujos lábios, todos irão cantar as alegrias e o amor que a Keila tão bem traduziu na canção sobre rio que chove emoções, carinho, ternura, afeto e muita, muita vida. Viva São Miguel!!!!! Obrigado.
 
 
OBS: Se você quiser ver todo este espetáculo, a diretora de cultural da Secult Ana Catarina Brito me confidenciou que convidará essa turma de São Miguel do Guamá, para se apresentar, em novembro, no grande Salão do Livro de Paragominas”, no mês de novembro, deste ano, para fechar com chave  de ouro,  as atividades  da  Feira Pan.

Um comentário:

ferreira disse...

É de encher os olhos todo esse elogio voltado á Cultura de São Miguel do Guamá. Particularmente agradeço o carinho que foi dispensado a todo o Projeto Gecop, desde sua estadia por São Miguel anteriormente. Obrogado Salomão Laredo, São Miguel te agradece.