sábado, 25 de agosto de 2012

BENQUERENÇA – CAFÉ E RESTAURANTE - E A RABECA - INSTRUMENTO OFICIAL DA MARUJADA


BRAGANÇA AGOSTO - VI

BENQUERENÇA – CAFÉ E RESTAURANTE
 


Meu amigo Paulo Osterne recebe bem no seu “Benquerença”, na praça São Benedito. É meu ponto, toda boca da noite quando estou em Bragança. Lá fizemos parada para degustar as iguarias que a equipe se esmera em produzir. Local onde os intelectuais se encontram, a noite, todo mundo passa por ali, onde se sabe do movimento cultura e político da cidade. Beleza!!!

RABECA – INSTRUMENTO OFICIAL DA MARUJADA



Pensou em Marujada lembrou Bragança e o instrumento rabeca. O mestre das rabecas é  o artista  Aurimar Monteiro de Araújo, que desde novinho acompanhava o mestre Zé Brito e quando este faleceu, Aurimar ficou preocupado: e agora quem vai fabricar as rabecas que estão escasseando,os instrumentos ficando velhos e os tocadores indo embora? Resolveu aprender a arte e o ofício  e passou a fabricar e a ensinar  a fazer rabeca, que, segundo Ary (como é mais conhecido), é o instrumento central da marajuda, feito de cedro.




Depois, ampliou a escola que tem uma média de 800 alunos que fabricam e tocam rabeca e outros instrumentos, na oficina improvisada, uma espécie de lutheria no prédio do Circulo Operário, tudo custeado por Aurimar, que tira o sustento da família  e da escola  e também paga  uma moça pra secretariar  o espao,  de um  pequeno comércio. Ele conta: quem começou foi Zé Brito, já falecido, substituido por mim, Aurimar Monteiro de Araújo, mais conhecido como Ari, que é maranhense, tem 76 anos de idade e  58 de Bragança. Doente, Aurimar passou o comando ao seu filho  que também se chama Aurimar, que é o atual professor e quem toma conta da escola. Ari é acadêmico de Direito, curso que faz em Castanhal. O que Aurimar, o pai mais gosta é de ensinar  a fabricar o instrumento, passar o conhecimento a várias pessoas e isso me tranquiliza de que a música, a marujada, o instrumento está preservado por essa  geração que vem surgindo

Nenhum comentário: