domingo, 17 de junho de 2012

A EXPRESSÃO TRANSXINGU DA LITERATURA PARAENSE - II

Damos continuidade na mostra da Literatura Brasileira produzida no Pará e mais precisamente na área da Transamazônica e Xingu.

Elencamos alguns que participaram do 5º Jirau* da Literatura e do Circuito  Literário, recentemente e produzem obras literárias.

EM SENADOR JOSÉ PORFÍRIO OU SOUZEL



SIMONE CARLA ALVES GIL, escritora paraense, de Gurupá, vive em Souzel onde é funcionária pública. Graduada em Pedagogia pela UFPA, atua como coordenadora de educação especial. Trafega nas áreas do conto, crônica e poesia. Simone Gil, 38, casada, mãe de três filhas, publicou o livro de poemas “Sapopema” está produzindo trabalhos novos.

EM MEDICILÂNDIA



JOSÉ  DE RIBAMAR,  nome artístico do poeta que gosta também da política e cultiva outras culturas de onde tira seu sustento, Ribamar é  casado e está finalizando seu livro de poemas.



OBS:  João de Castro, Marilene,Sônia,Rosangela e João Jesus são os fundadores da Academia de Letras de Altamira, da qual, todos os escritores aqui  citados são acadêmicos. 

*JIRAU DA LITERATURA, ideia do escritor Salomão Larêdo e abraçada por seus colegas escritores: Walcyr Monteiro, Juraci Siqueira, Bella  Pinto e João de Castro é marca registrada  da UEAma -  União dos Escritores  da Amazônia – outra ideia de Salomão Larêdo- , teve sua primeira versão feita  no Centur, em Belém, em 2008 e objetiva valorizar o escritor  paraense – sobretudo os que estão nos locais mais distantes da capital, Belém  -  e fazer  o congraçamento entre os autores,  divulgar sua produção literária e torná-la conhecida no Pará, no Brasil e no mundo. Em seguida, aconteceu o 2º Jirau, em Ponta de Pedras, a convite do produtor cultural Leonardo Santos  com o apoio da Prefeitura local;  o 3º em  Altamira;  o 4º em Belém ( com patrocinio do Sesc) e o 5º em Altamira, em junho de 2012, com apoio da Fundação Tancredo Neves através do seu projeto Circuito Literário,  da Academia de Letras de Altamira, do campus Altamira da UFPA e da prefeitura de Altamira. O Jirau da Literatura, do mesmo modo que a Cabanagem, se espalha pelo interior paraense através da reivindicação dos escritores  que apoiam  sua filosofia, o fomento da literatura de cor local, a defesa da nossa cultura, e efetivação de políticas públicas do livro, leitura, literatura e adoção de bibliotecas com aquisição de obras dos autores paraenses. A UEAma – que teve como primeiro presidente o escritor Salomão Larêdo e atualmente é presidida pelo poeta João de Castro e caminha sob  a  direção de Walcyr Monteiro, Salomão Larêdo, Juraci Siqueira, Bella Pinto e  João de Castro -,  além de efetivar o Jirau  da Literatura e incrementar o conhecimento e a  união entre os escritores do Pará e de suas obras, já apoiou duas exposições públicas  comemorativas  do labor literário  do escritor Walcyr Monteiro.

Nenhum comentário: